Escassa democracia

Sempre que vamos bem no futebol, como se dá agora com o Flamengo, costumamos refletir porque não temos essa qualidade em outras expressões civilizatórias como as de ordem institucional, o nível de democracia praticado. Em qualquer país minimamente desenvolvido, quando há leis em debate sobre a previdência, há reações massivas como as observadas na França com greves e milhões de pessoas nas ruas.

No caso paranaense houve o absurdo de a deliberação legislativa ser adotada no Ópera de Arame para evitar presença de público e com forte aparato policial em cenário de guerra. No campo federal também a tramitação se dá de forma tranquila num momento em que as centrais sindicais, frágeis por perder o Imposto Sindical, mal se manifestam. É óbvio que a reforma, na perspectiva do poder público é imperiosa em função da situação fiscal, mas não facilita o diálogo, nem as negociações como se vivêssemos numa ordem tecnocrática.

Gordura

A Anvi sa vai desfechar a maior guerra contra a gordura trans nos alimentos industrializados e o fará por etapas: lá por 2021 admitirá apenas 2% de sua presença nos produtos para num segundo momento em 2023 impor a sua abolição.

Sinais aqui também

Em termos nacionais temos experimentado melhoras consideráveis nos indicadores como se deu ainda recentemente com o anúncio de 2,5% de crescimento em 2020, feito pela Confederação Nacional da Índústria, algo que parecia impossível. Junto com a melhora da margem de riscos do país para investimentos, presentes também na baixa, ainda discreta, do desemprego, tivemos aqui no Paraná o informe da Fecomércio que o varejo cresceu 7,18% em outubro em comparação ao mesmo mês do ano passado. Há uma alta neste ano, no setor varejista, de 3,61%.

Sonho impossível?

Guaratuba, principal balneário paranaense, tem esse nome porque o guará, ave de penas vermelhas, lá predominava. De repente as aves sumiram e há uma lenda que prevê o seu retorno. Isso foi reavivado agora com a notícia de que depois de 200 anos de ausência elas retornaram a Florianópolis. O étimo de Guarapuava é referente não a ave, mas ao lobo que atua em nossos campos e matas, havendo muitos deles em zoos como o de Curitiba e em refúgios como o de Itaipu.

Religiões

Estudo recente vinculou o crescimento dos evangélicos no país à crise na economia e o maior salto se deu nos anos noventa sob o impacto da abertura comercial. De 1991 a 2000 essa religião, aí ganhando força os pentecostais e neopentecostais, teria dobrado o seu rebanho para 26.2 milhões. Ao contrário dos católicos, que já não se engajam na política nos níveis praticados ao tempo da LEC, Liga Eleitoral Católica, entre os anos 50 e 60 do século passado, formam bancadas aguerridas no Congresso Nacional e que crescem muito em momentos como os de agora nas pregações conservadoras como linha de doutrina do governo Bolsonaro.

Desconforto

Para dizer o mínimo é de pelo menos desconforto a relação entre procuradores da República e ministros dos tribunais superiores, especialmente em relação á Força Tarefa de Curitiba, como se viu na aspereza da resposta de Deltan Dallagnol ao presidente do STF que acusou a Lava Jato de quebrar as empresas investigadas afirmando que se tratava de irresponsabilidade.