Embora chamada de PEC do estouro, o ritual encerrado ontem com a aprovação do orçamento surpreendeu pelo equilíbrio entre o que foi pedido e o conquistado, especialmente na questão da temporariedade, reduzida a um ano, e a garantia do atendimento aos necessitados. Percebeu-se que se o novo presidente não se liga nos alertas do mercado outras forças do espectro político o fazem com admirável precisão.

75% contra o golpe

Apurou o Datafolha que 75% repudiam qualquer manobra golpista e 50% entendem que essas manobras devam ser exemplarmente punidas. Entre os que votaram em Bolsonaro a condenação ao golpe é de 50%. O fato é que a reação dos descontentes concentrados diante dos quartéis tem extrema força simbólica e como ato de resistência, ainda que condenável, não pode ser subestimado.

Front

Queda de casos de Covid não impediu que a pasta da Saúde faça advertências para as concentrações nas festas de Natal e fim de ano. Números um tanto dispersos são divulgados: Curitiba com 7.254 casos, 17 mortes em sete dias; Paraná com 3.596 casos e 13 óbitos e Brasil com 42,6 mil casos em 24 horas e 191 mortos.

Escassez

EUA enfrentam a falta de macacos de laboratório num momento em que ocorreu o indesejável: o escândalo de contrabando no Camboja, o que pode agravar a escassez. Cientistas pedem mais programas de reprodução doméstica, pois alguns estudos enfrentam a demora de mais de um ano dos primatas não humanos importantes para assegurar segurança dos medicamentos nas pesquisas iniciais.

Bloqueio

O Conselho Nacional de Justiça., CNJ, bloqueou vários perfis de juízes em posts de caráter político.

Eletroposto

A Copel está pronta a operar o primeiro eletroposto de alta rapidez.

Sem terra

Como faz todos os anos, o MST desenvolve operação humanitária em 15 cidades com doação de alimentos.

Tanguá

Um dos mais belos eventos natalinos de Curitiba, o Oratório do Parque Natal figura entre os mais belos da promoção.

Bafômetro

Em São Paulo quase 50 mil motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro e os números deste ano já são maiores do que os registrados antes da prolongada pandemia.

Greve

Sem acordo na paralisação de aeronautas, já entramos no quarto dia com adiamento e cancelamento de voo, principalmente em São Paulo, num drama que afeta todo país.

Deslizamentos

O Paraná também vive o drama nas BRs 376 e 277, mas a Rio-Santos está interditada de Ubatuba a Paraty pelo risco de deslizamentos.

SUS

Também a atenção primária a crianças no Sistema Único de Saúde está muito abaixo do normal, mas quem conseguiu o serviço o avalia de forma positiva.

Lava Jato

O futuro ministro da Justiça, Flavio Dino, se viu obrigado a cancelar a nomeação de Edmar Camata para comandar a Polícia Rodoviária Federal por ter sido entusiasta da Lava Jato, prova de que o patrulheirismo é forte neste governo.

Petróleo

Petroleiras independentes ganharam força no Nordeste, com ativos comprados da Petrobras, e ficou demonstrado que a privatização eleva investimentos.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.