A APP Sindicato desta vez não vai à greve por salário, progressão ou promoção, mas em função da pandemia. É greve contra as aulas presenciais a partir de 18 de fevereiro em defesa da vida, como eloquentemente afirma em seu manifesto. Esse é o maior obstáculo político do governo Ratinho Junior e que a despeito das dificuldades de mobilização se mantém firme em aberto confronto com a autoridade.

Nas últimas refregas o governo tem levado a melhor, mas essa situação, face ao ardor das proclamações, configura um quadro difícil, ainda que não impossível, de levar a melhor, obrigando o poder público ao exercício da persuasão e impondo o diálogo. Nem o argumento de que estamos em plena vacinação convence, posto que o Paraná figure entre os estados em que cai a média móvel dos casos e das mortes. No país estamos no sexto dia de média acima de mil, Curitiba com 455 casos e 11 óbitos, Minas em pânico com 216 mortes em 24 horas, o Brasil às voltas com a variante amazônica com pelo menos três casos detectados.

A experiência acumulada tem revelado complacência com o não uso de contestação, como a primária não cobrança dos dias parados, impunidade que tem sustentado o movimento, embora razoavelmente articulada no risco da contaminação geral.

Suspensão

A Agepar prorrogou a suspensão do reajuste tarifário da Rodonorte por sessenta dias. Adiar não é solução, mas pega bem pelo fato de a iniciativa partir do órgão de controle, que sabe das consequências dessa decisão.

Gastança

Transparência é como excesso de luz e pode cegar. O portal noticiou que o governo gastou R$ 15 milhões com leite condensado e R$ 2,2 milhões com chicletes. Tiraram a notícia do ar, mas deputados e senadores querem investigação.

Enrolando

Quando se vê apanhado em má informação, como a do vice Mourão, que negou no Fórum de Davos (falando em inglês) a degradação da Amazônia, defendendo inclusive que só a iniciativa privada pode garantir sustentabilidade, percebe-se a técnica de enrolar o auditório, como se deu na estatística manipulada das vacinas, segundo a qual seríamos o quinto mais aplicado quando figuramos na rabeira. Por sinal que a OMS (Organização Mundial da Saúde) criticou os países ricos de furarem a fila e alertando para a variante amazônica em pelo menos 8 países.

Inovações

Sanepar está anunciando corredor ecológico com quatro parques para aproveitamento das cavas do Iguaçu, até aqui um potencial não explorado, e tem aberto poços artesianos e montado alguns reservatórios como saída emergencial.

Lirismo

Ao explorar um poço perto da Assembleia, Anibal Curi mexeu com nosso imaginário juvenil porque nos valíamos daquela fonte para nossas abluções depois do futebol invadindo uma reserva de água mineral, alcalino terrosa. Igual a da piscina histórica do Cassino Ahú.