A prisão do ex-diretor de Logística, Roberto Ferreira Dias, foi até agora o ato de maior impacto da CPI, mas gera discussão sobre a sua procedência. Há, por exemplo, o enquadramento do ex-ministro Pazuello pelo Ministério Público por "imoral e antiético" e agora temos a carta de Omar Aziz, presidente da CPI, enquadrando o presidente Bolsonaro e exigindo resposta. Há os que veem em Aziz e Renan, que sofreram nas mãos da Lava Jato, a reprodução do hoje lamentado fluxo judicial. Agora as ações do ex-juiz Sergio Moro, à época um herói mundial, são vistas como a expressão do mal e da mais radical vilania. E com toda essa variedade fala-se demais em verdade e até se prende por ela ter sido falseada. Uma opereta como a dos filmes-pastelão.

Mais vacina

A Butanvac está autorizada pela Anvisa a ser aplicada em voluntários. Por sinal que o seu instituto, o Butantan, deve antecipar em um mês a entrega de 100 milhões de doses da Coronavac à pasta da Saúde. São Paulo projeta vacinar todos os adultos até 3 de agosto, de acordo com as projeções do governador João Doria. Enquanto isso em Apucarana há o quarto caso da variante Delta e depois de longos 133 dias Curitiba volta à bandeira amarela e com a queda de demanda fecha 160 leitos para Covid, anuncia-se o retorno das cirurgias eletivas a partir de 12 de julho e o registro nesses dias de 22 mortes e 758 casos e em termos nacionais 1.595 óbitos e 54.156 infecções em 24 horas.

Tumulto

O cenário brasileiro é de tumulto: depois de recuo o Senado aprovou ex-chefe de gabinete de Ricardo Barros, Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, para a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Houve indecisão do presidente na designação. Muito difícil no desequilíbrio das coisas saber o que é verdade, o que é técnico ou científico. Tanto que vereadores paulistas pressionam por tratamento precoce, como o próprio Ministério da Saúde avalia rever a diretriz que contraindica uso de cloroquina. Tudo é político, mais isso do técnico e científico.

Pique menor

O pique da inflação é menor, mas ainda preocupa; em junho foi a 0,53% e no acumulado de doze meses dá 8,35%, bem distante da meta. É descendente, tanto que em maio era 0,83%. Mais indicadores: vendas no varejo alcançam nível superior em 3,9%, superior ao da pré- pandemia. E no Paraná tivemos 23,8% em crescimento de novas empresas.

Versões

E o presidente Bolsonaro em sua carga pelo voto impresso, além de afirmar, sem provas, que foi eleito no primeiro turno, sacou agora outra: a de que Aécio Neves teria vencido Dilma em 2014. Mentirinha repetida, ensinava Goebbels, vira verdade. Segundo Michel Temer, presidente só cai com o povo na rua. No caso dele se safou na Câmara por duas vezes com acertos parlamentares ante pressões do Ministério Público no furor da Lava Jato.

Folclore

O autor da maior redundância oratorial é o vereador Soriano, de Paranaguá, com o fecho do seu discurso em data solene: "E viva a paz universal do mundo inteiro, todo!".