Enfim o reequilíbrio
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de outubro de 2020
Luiz Geraldo Mazza
Há discordâncias, mas a decisão do ministro Luiz Fux levando a plenário casos da Lava Jato restabeleceu o equilíbrio rompido quando a segunda turma, desfalcada com o afastamento de Celso de Mello, estabelecia empates por dois a dois como derrotas. Da mesma maneira que há a interpretação de que decisões monocráticas não devem se sobrepor à colegialidade, temos agora uma intervenção que amaina as tensões.
E tivemos ontem um caso paradigmático em que a única forma de encaminhá-lo seria pela soberania do plenário na delicada questão do depoimento presidencial à PF.
Melhora
O complexo administrativo da fábrica de elevadores Schindler deve ser transferido para Londrina e gerar 400 empregos com a migração dos setores de finanças, atendimento e compras. A notícia foi festejada. Um pouco de notícia boa faz bem pra saúde.
Equívoco
"Eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais corrupção no governo." A frase é do presidente, embora no caso do fluxo judicial ele tenha dado apenas um empurrão, até porque as corrupções antigas persistem, como se viu no uso de diretoria da Petrobras para R$ 150 mi de propinas. Para consumo dos apoiadores, a frase tem sua força inegável, de palanque.
Sinais
O crescimento excepcional do varejo em setembro, com 3,4%, em quarto mês sucessivo, mexeu com os humores do mercado e junto com o aumento de vendas nas montadoras.
A atividade econômica em forte recuperação, apesar da manutenção ainda elevada do desemprego e a taxa elevada das dívidas familiares.
Voto juvenil
Em Curitiba, o voto juvenil deve favorecer o candidato Goura, que nas redes sociais está à frente de Rafael Greca. Acertou o PDT em lançá-lo em lugar de Gustavo Fruet por melhor definir o novo. Francischini, ao que tudo indica, vai ser seu concorrente ideológico, apesar de ter que focar Greca na condição de oponente maior.
Ranking sinistro
O número de infectados pela pandemia já supera os 5 milhões e registra perto de 150 mil óbitos. No Paraná são 1.555 casos, 30 mortes, em Curitiba mais 350 casos, 6 mortes. Há outra estatística, a dos processos contra quem fura a quarentena: Curitiba, com 123 por mês, seguida de Londrina e Maringá, com 38. Em todo o Paraná há 2.671 procedimentos.
Aulas
O ritmo de retomada das aulas é irregular e mesmo em São Paulo apenas 16,4% das escolas estaduais voltaram a abrir. O guia do MEC com orientações e protocolos indica critérios por níveis de infecção. Vai liberar R$ 525 milhões para a reabertura.
Folclore
Jovens estudantes de engenharia Airton Cornelsen e Saul Raiz atenderam os urbanistas Agache e Prestes Maia quando avaliaram as condições de plano diretor de Curitiba.