Biden decidiu enrijecer normas bancárias depois das duas quebras, em parte devidas à flexibilização de Trump. Falências podem gerar efeito redutor de juros nos EUA e no Brasil. Houve melhora nos números da inflação. Nos Esteites, é claro.

Emprego

Além dos registros mensais, como o de 12,1 mil vagas, com alta significativa em Toledo, em Curitiba e Londrina, tivemos mutirões na Cidade Industrial com oferta de 2 mil vagas e de 300 numa rede de supermercados.

Abre e fecha

O abre e fecha de rodovias está irritando vários setores da economia nas BRs 376, 277 e na Graciosa. Há imposição de medidas emergenciais pelo Dinit, DER. Na 376, km 633, Guaratuba, posto da PRF, e no sentido norte, kms 06 e 01, na BR-101, próximo de Garuva, há problemas.

Equilíbrio

Embora o ponto de vista radical dos ministros do STF na questão das redes sociais (Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes) num encontro no Rio, o presidente da Câmara, Arthur Lira, postula um caminho do meio nas pendências para garantir a liberdade de expressão.

Bolsonaro recua

Disposto a depor à Polícia Federal, Bolsonaro pretende deixar joias saudistas com TCU. Mas o esforço para liberar o pacote mais valioso foi visível, como também a astúcia no caso do segundo pacote, o que está disposto a entregar.

Covid

Vacinação com a bivalente transcorre normalmente, mas o derradeiro boletim da Saúde fala em 3.093 casos de contaminação e 14 óbitos.

Litoral chuvoso

Não bastasse a situação das estradas, há calamidade no litoral com paralisação de aulas e de unidades sanitárias com o aguaceiro que marcou de 52mm a 121,4mm entre Paranaguá e Guaratuba.

Exceção

O ex-vice Mourão ao ter notícia de que Moraes convocara PMs no Tribunal Superior Eleitoral indignou-se e disse que aquilo era apropriado a um Estado de exceção.

TJ revisto

Decisão que tirava os "diários secretos" da primeira instância pelo Tribunal de Justiça foi derrubada pelo STF. Um dos maiores casos de corrupção de diretores do legislativo estadual e que deu prêmio Esso à Gazeta do Povo sofreu reviravoltas em seu curso.

Receita envolvida

Chefe da Inteligência da Receita Federal, Ricardo Pereira Feitosa, esteve em reuniões do Planalto em dias de devassa em dados de desafetos do ex-presidente Bolsonaro. O uso desse tipo de coação está mais do que provado. Da mesma forma como há resistentes, como o servidor da aduana, há os que aderem.

Dinheiro da saúde

Estados e municípios têm mais de R$ 25 bi em repasses federais no SUS estacionados em fundos para a saúde. Amarras na gestão e clara interferência da política no seu pior dos estilos.