Emocionante, produtivo – e isso em escala mundial- a celebração das mulheres. Deu para ver as conquistas, mas também as desigualdades e a violência ( ano passado no Brasil houve 1.410 feminicídios, um a cada seis horas) e o saldo é confortador. Tivemos em São Paulo e aqui mutirão de empregos exclusivos, o de Curitiba com oferta de 800 empregos em 25 atividades. Do chão à cúpula vimos o avanço do posicionamento no comando de organizações mundiais e a evidência de que, aqui em nosso Paraná, é elevado o número de lares tocados só por elas. Precisamos avançar, pois a diferença de salários com os homens é ainda de 22%, conforme o IBGE.

Tentativa

Bancada federal do Paraná teve encontro ontem à tarde com o ministro dos Transportes para melhorar o nível de discussão do pedágio. Por sinal que estamos perto do caos com as cicatrizes do deslizamento nas BRs-376 e 277, onde houve o afundamento do asfalto no km 33 que interditou a rodovia. Está nítido o conflito entre os governos estadual e federal na questão do pedágio, que tanto nos trata mal há muito tempo...

Alerta

Uma alta preocupante de casos de herpes zoster oftálmico: aumento de 57% no Brasil.

Fraudes

A Polícia Federal em operações no Paraná e mais 11 estados contra fraudes do Bolsa Família.

Identidade

Cai 30%, segundo registros cartoriais, o número de mulheres que deixam de adotar no nome o do marido.

Chuvas

Rodovias da Grande Curitiba apresentam problemas graves decorrentes do período chuvoso, algumas com extrema dificuldade de tráfego.

Dengue

Impressionam os números da dengue: ano passado tivemos 1.006 casos. Surto no Espírito Santo registra quase 3 mil contaminações e 9 mortes.

Hitler outra vez

No Mato Grosso do Sul um deputado estadual repetiu o feito do secretário de Cultura de Bolsonaro citando obra de Adolf Hitler.

Flagrante

Um depoimento gravado, conforme normas da aduana, mostra o enviado de Bolsonaro tentando liberar as joias com a maior das caras de pau. Foram várias tentativas. Num outro presente a jogada deu certo e Bolsonaro ficou com peças masculinas, fato que vai ser investigado, como o outro que foi retido. Admirável o comportamento sóbrio e dentro da linha do servidor público.

Até na PF

Diretora de ensino da Polícia Federal, Luciana Amaral Alonso quer ampliar total de mulheres e criar condições para que sejam respeitadas. Ela defende debate sistemático de gênero e raça na formação dos policiais.

Regulação

O ministro Gilmar Mendes, do STF, quer a regulação das redes sociais com a maior urgência depois dos episódios de 8/1.

$ esquecido

Banco Central liberou no primeiro dia R$ 62,1 milhões em dinheiro esquecido para 1,6 milhão de pessoas.