Efeitos deletérios
PUBLICAÇÃO
sábado, 26 de junho de 2021
Luiz Geraldo Mazza 
Mais de 75% dos municípios brasileiros seguem medidas restritivas, inclusive, em muitos casos, o lockdown. É o consenso para tentar deter a escalada de casos e mortes da pandemia. Houve, por exemplo, em Curitiba uma elevação de 40% no fechamento de empresas e as pesquisas mostram que a intenção de consumo cai pela quarta vez no Paraná. O risco de a flexibilização, inevitável ante as pressões empresariais, gerar um clima de nova onda é permanente.
E como tudo está sendo catalogado, vive-se com intensidade a contradição. Curitiba está com 93% de ocupação de UTIs, teve 801 casos e 22 mortes num quadro nacional de 2.042 novos óbitos em 24 horas e 72.613 de novas infecções. Tudo fechando a contabilidade macabra de 509.282 mortes e 18,3 milhões de casos.
Governos se empenham numa gincana emulativa de apostas num calendário de vacinações quase sempre sujeito a suspensões por falta de doses e em São Paulo cogita-se de invocar o Exército no programa de vacinações, algo que ocorre em escala adequada em algumas cidades menores.
A concessão de funcionamento do comércio aos domingos é uma das coisas que mais ocorrem e em Curitiba isso permitiu que a feirinha do largo da Ordem venha a operar com cinquenta expositores. Outro indicador preocupante detectado é o da intenção de consumo, que cai pela quarta vez no Paraná.
Choque
Ratinho Junior é ligadíssimo a Bolsonaro, mas não pode evitar um atrito nas relações em função de sua posição como governador de estado e defensor das restrições. O presidente foi ao STF contra três estados, dentre eles o nosso, pelas medidas, e os governadores levaram a melhor, até porque o Procurador da República interveio surpreendentemente contra o autor da ação. Outra vitória dos governadores foi a decisão, até aqui por maioria, de impedir que eles sejam convocados pela CPI da Covid. Fundamento: a pretensão fere o pacto federativo. Procura-se negociar uma ida voluntária dos governadores como compensação.
Lula por cima
O IPEC, formado com antiga equipe do Ibope, mostrou que Lula tem 49% de intenções de votos e leva de barbada no primeiro turno. É a fotografia do momento que mantém o quadro radical, plebiscitário, e que sufoca saídas alternativas com o ingresso de postulantes mais ao centro-direita e esquerda. Cresce na disputa o PSB, socialista, recuperando a bandeira de João Mangabeira numa expressão socialdemocrata. Há mais clima para ele do que para alternativas comunistas, por sinal que alguns do PC do B nele se aninharam.
Real cresce
Depois de um ciclo de desgaste percebe-se - e isso na visão de bancos internacionais - que o real deve se valorizar e que o dólar a R$ 4,50 se sustenta nas commodities. A visão dos bancos aposta numa melhora das contas externas do Brasil desde o biênio 2003/2004.
Estouro
Já o Banco Central entende que o risco de a inflação estourar o teto da meta é de 74%. Há a expectativa de que o IPCA vá a 8,5% em 12 meses em agosto e feche o ano a 5,8%. O IPCA-15 subiu 0,83% em junho, distante do 0,44% em maio. .


