Havia uma ameaça de judicialização contra a CPI com a liminar que afastava Renan Calheiros da relatoria, mas houve a derrubada da medida, o que restabeleceu a ordem. O Brasil não é o mesmo depois do enterro da Lava Jato, com os políticos envolvidos nos processos agindo com a maior desenvoltura. Muitos deles, expostos nas denúncias, exerciam uma espécie de silêncio obsequioso decorrente da noção de culpa, mesmo aqueles que foram candidatos presidenciais por mais de uma vez.

Como a suspeita alcançava praticamente toda a classe política, a destruição do processo, o primeiro contra a corrupção e a impunidade levado a sério no país, veio de forma gradual para devolver a normalidade desejada e eles agem como se estivessem longe daquela aura, como se vê na desenvoltura do próprio Renan, ora no papel de liderança oposicionista e alvo do governo que ajudou a cancelar Sergio Moro. Todos os poderes contribuíram como se houvesse uma espécie de anistia geral e irrestrita.

A corrupção tinha medida da pandemia e tanto que nem a questão sanitária impede as anomalias. Com os políticos anistiados em massa vamos ver como funcionará a CPI nessa nova e constrangedora realidade.

Pedágio

O Tribunal de Contas da União, TCU, rejeita correções no pedágio, mas pede mudanças no edital. O Paraná está de olho em cima de qualquer movimento desse tema, dada a disposição de mostrar-se unido em sua visão quase consolidada sobre o assunto. Dificuldades extremas são esperadas.

Vacinas

A retomada da imunização pela Coronavac deve ocorrer em 3 de maio. O quadro no Brasil aponta 1.139 mortes e 31.044 infecções em 24 horas, no Paraná 2.246 casos e 86 óbitos. Estamos com 392 mil mortes e 14,4 milhões de casos. Segue a contenda entre a Anvisa e a Sputinik V na justiça. Persiste como riscos à vacinação a falta de doses e de plano de saúde.

Relatório do TCU mostra as dificuldades na relação dos entes subnacionais (estados e municípios) com os gestores federais no tocante à imunização.

Inflação

Está havendo desaceleração do processo inflacionário, que marcou 0,60% em abril. Na outra questão preocupante, a cambial, tivemos o menor valor, R$ 5,44, nos últimos dois meses. Uma observação do mercado mostra que mais da metade das profissões ficou em qualquer aumento na pandemia.

Orçamento

Entre as deficiências do orçamento está a absoluta ignorância da pandemia sem qualquer plano ligado à Covid ou cálculos sobre o seu impacto nas contas públicas em 2022.

Folclore

Em debate entre ministros de Economia do Brasil e da Argentina, o de lá disse que a mão invisível de Adam Smith é invisível porque não existe, e o brasileiro respondeu que metade dos Prêmios Nobel foi ganha por economistas da Universidade de Chicago.