O governador, fortalecido por decisões do Tribunal de Justiça no tocante à quarentena, é, no momento, pressionado por deputados da região para rever o conflito de dados existentes entre os da secretaria de Saúde e os do município de Londrina. Em função dos entendimentos estabelecidos, o governo vai auditar dados das duas fontes antes de avaliar se é caso de abrandar o decreto que fixou as duras restrições. O inconformismo é severo, mas a posição do governador Ratinho Junior é de respeito à linha geral das conclusões da pasta da Saúde, alarmada com os números de novos casos e de óbitos. No Brasil, 1.254 nas últimas 24 horas e num total de casos da ordem de 66.741.

A posição dos deputados interessados - Tercílio Turini, Cobra Repórter e Tiago Amaral - tem sido no sentido de evitar a politização provocada por muitos prefeitos que disputam a eleição, o que não favorece a racionalidade e enrijece as posturas. O fato é que o decreto não está sendo rigorosamente seguido, o que também não é o ideal, razão pela qual o sentido técnico se imporá com a auditagem.

Mais casos

A progressão geométrica dos casos no litoral e a contaminação em Foz do Iguaçu do prefeito Chico Brasileiro (e mais o do ex-deputado Nelson Meurer) fazem do Ministério Público a peça de vigilância mais forte no combate à pandemia e é em função disso que os órgãos judiciais apoiam as restrições.

Vetos

Vários vetos recentes de Jair Bolsonaro, dentre eles o da desoneração da folha de pagamento, serão destaque da pauta política e parlamentar, E há outros na fila como o das fake news, que o presidente admitiu que vetará. Por sinal que nesse caso David Kaye, relator da ONU para a liberdade de expressão, afirma que o direito à privacidade não foi considerado e que nisso aí há potencial para fragilizar o debate público.

Desmatamento

Apontadas como uma das causas de retração de investidores, as queimadas e derrubadas na Amazônia levaram um grupo de 36 companhias e quatro organizações a um pedido formal de combate ao fenômeno com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que está à frente do Conselho da Amazônia Legal.

Veto

O Superior Tribunal de Justiça vetou a ligação rodoviária da BR-277 a Antonina, velha aspiração da região para melhorar o acesso ao porto. Já o acesso ao Pontal (Ponta do Poço), a despeito das intervenções do Ministério Público em defesa da integridade da mata atlântica, vai viabilizar o complexo portuário e também as ligações internas para fins turísticos. Por sinal que a ligação ferroviária entre a região oeste e o porto de Paranaguá cresceu 128%.

Folclore

A segunda guerra mundial matou um dos sonhos de infância, o porto aéreo da Condor, empresa alemã, que operava com hidroaviões que amerrissavam e voavam do Rio Itiberê, em Paranaguá, em cuja prainha fazia as minhas abluções. Pouco antes disso vi o zepelim brilhando no azul.