A todo momento, em função de exames como o do Enem, redescobrimos a vergonha das desigualdades: no caso do deste ano captamos a circunstância de que é mais branco e elitista em mais de uma década. Trata-se da menor proporção de inscritos pretos, pardos e indígenas. Além disso, a prova terá a menor participação de candidatos com isenção de taxa, aqueles com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. O STF já formou maioria para corrigir pelo menos parte das deformações apuradas. É que o Enem 2021 rompe tradição histórica de inclusão de negros e mais pobres como se do dia para a noite o Brasil mudasse tanto para pior. A ocorrência da pandemia leva a realçar essas desigualdades como se houvesse um espelho para desvelar nossas iniquidades. Estilo de governo é compatível com isso: a reforma do Imposto de Renda tira subsídio de remédios contra o câncer e a Aids e mantém os aplicados a aeronaves e embarcações.

Feriadão

Estradas de São Paulo devem absorver 4,5 milhões de veículos no feriadão. Numa escala menor, mas também apreciável, teremos no eixo Curitiba-litoral perto de 250 mil veículos. Essa movimentação reclama também ajuste dos fatores de segurança, como a ação das polícias rodoviárias federal e estadual e também a redobrada atenção dos usuários. Buscar a cabeça fria é o intento dessa migração, que não estará livre, no entanto, das toxinas do ambiente político que cercam o 7 de Setembro.

A prioridade

Melhoras nos números da pandemia geram flexibilizações que ameaçam a retomada de cautelas. A morte de grávidas pela Covid aumentou três vezes no ano. Entre quarta e quinta tivemos 776 mortes e 27.040 infecções, em Curitiba 19 óbitos e 733 infecções, menor nível do ano. Variante delta chega quase a 70% das amostras em São Paulo. O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, ECDC, atesta que a dose extra não é urgente, à exceção dos imunodeprimidos, aqueles com sistema imunológico enfraquecido. Defende ainda aprofundamento de estudos prospectivos de eficácia das vacinas e vigilância extrema de infecções na população.

Prevenção

Promotores e até um juiz militar de seis estados e o Distrito Federal movem ações para coibir a participação de policiais militares em atos bolsonaristas no dia da Independência. Argumenta-se a possível quebra de hierarquia nessa postura. O Procurador de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, destaca motivos de preocupação, dentre eles o caso pontual de Santa Catarina em que um movimento sugere a participação da PM da ativa nas manifestações.

Vai e vem

Dilma Rousseff, ex-presidente, após cateterismo no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, recebeu alta no atendimento de médico Roberto Kalil e seguiu para sua residência em Porto Alegre. Na quinta à noite no Hospital Albert Eistein quem se internou foi o governador de São Paulo, João Doria, para correção de hérnia inguinal.

LSN já era?

Muitos a chamavam de anti-lei e constitucionalistas entendiam que a Carta de 1988 não podia absorvê-la. Trata-se da Lei de Segurança Nacional, agora revogada por Bolsonaro, mas com importantes vetos, entre os quais retira a punição por fake news e o aumento de pena a crime cometido por agente público. Tudo o que o presidente faz ou deixa de fazer dá sempre muita polêmica.

CPI tonta

A CPI da Covid teve que absorver decisões do STF que protegeram depoentes, dentre eles o lobista Marcony Albernaz Faria, que não compareceu à audiência. O feriado vai tirar de cena a comissão.

Folclore

Segundo ex-funcionários da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, seu diretor, ganhava para ver Netflix e declaram que havia grande circulação de malas no galpão sempre vazio.