Deu-se destaque nos últimos dias a um suposto conflito entre Paulo Guedes e Bolsonaro sobre a dicotômica pendência entre saúde e economia. O presidente fez suas habituais e rústicas apreciações ao que chama de mimimi e pergunta até quando irá a choradeira e Guedes replica que o primado da saúde é fundamental na economia. Bolsonaro faz há tempos, em nome da economia, restrições ao isolamento e à quarentena. A aparente controvérsia interna tenta botar em evidência uma dimensão mais humana no que se faz em nome da economia.

Aglomerando

Na véspera de restrições ao comércio no Rio e em São Paulo, o que se viu na véspera foi ajuntamento nos bares cariocas e as ruas inundadas de gente no Brás paulista. Aqui a ala médica quer a prorrogação do lockdown meia-boca como indispensável aos ajustes estatísticos da difusão da pandemia. Em menos de uma semana morreram em Cascavel dez pacientes que aguardavam vaga em unidades básicas de saúde para a UTI. A cidade é uma síntese do que se dá em todo o estado. Percebe-se claramente que o surto atual se deve em parte ao havido no carnaval com tanta festa clandestina. E as notícias não são boas: 70,4% das análises na Fiocruz de paranaenses são positivas e com destaque das variantes. Há maior carga viral da nova cepa em 70% dos casos e o acréscimo de 700% em diagnósticos na Grande Curitiba.

Suspensão

A Frente Parlamentar sobre o pedágio vai pedir ao Tribunal de Contas da União a suspensão da licitação de rodovias, como se vê o reflexo da frustração acumulada e a certeza de que teremos um repeteco das iniquidades até aqui praticadas. O argumento é de que o governo federal representado pela Agência de Transportes Terrestres e o Ministério de Infraestrutura não tem legitimidade para licitar a concessão porque não houve transferência formal de titularidade ou delegação para administração e exploração de estradas estaduais. Há pedido de liminar com efeito suspensivo.

Protestos

Curitiba e Londrina tiveram protestos de caminhoneiros, motoqueiros e motoristas de aplicativos, com bloqueio de estradas por causa do preço dos combustíveis. É um recado forte como o da marginal Tietê em São Paulo. Hipótese de agravamento com greve não está afastada e caminhoneiros aguardam respostas das ações do governo nas medidas fiscais.

Indústria

Pelo nono mês consecutivo tivemos alta na produção industrial, mas em baixíssima escala desde abril de 2020.

Lockdown

Câmara Municipal de Londrina tenta aprovar projeto contra o lockdown previsto em decreto de Ratinho Junior e defendido pelo Ministério Público. A justiça viu na a ação do MP, que impedia a tramitação da matéria, interferência indevida na ação legislativa.

Folclore

Conselho de Ética do legislativo paulista decidiu: tentativa de bolina de parlamentar dá suspensão de mandato por quatro meses.