Há um claro problema a cada flexibilização com o aumento das mortes e de casos de infecção. O tema é frequente, já que o Ministério Público é quem mais intervém e tanto que há uma demanda no Tribunal de Justiça a respeito dos atos liberatórios sem as cautelas devidas. No meio da semana tivemos 1.234 óbitos e em 24 horas um registro de 44.684 infecções. O fato é que quando se estabelece a liberdade a população age como se o surto tivesse acabado. E não adianta dirigentes da Associação de Infectologistas mostrarem o descompasso, pois a massa age com extrema impulsividade. O fato é que contabilizamos 112.423 mortes e 3,5 milhões de casos nacionalmente em meio ao abre-fecha das atividades, e essa falta de coordenação e até de estratégia persiste sem perspectiva de correção. Em lugar de um condicionamento para o alerta a postura coletiva se volta para a franquia.

Euforia

O governo está eufórico diante da manutenção do veto de Bolsonaro ao aumento salarial de servidores na Câmara Federal, mas sobrou para Paulo Guedes a revolta dos senadores por ele ter dito que haviam praticado um crime. Agora a Câmara Alta vai tentar convocá-lo, o que não é bom para o ministro e muito menos ao governo. Até porque há outros vetos na pauta.

Demissões

A Volks está em fase de negociação com seu corpo de trabalhadores a respeito de demissões e isso se dá aqui e nas demais três fábricas. Repete-se o caso da Renault com um diferencial: houve o recuo ante a imposição judicial pela reintegração.

Veto ao fichário

O STF, por nove votos a um, determinou ao governo federal cessar com relatórios de opositores autodeclarados antifascistas e com isso identificando ideologicamente o governo de Bolsonaro. A forma nada sutil de enquadrar seus adversários como fascistas, que ninguém gosta do apodo, é um jogo retórico tal qual seria o repique de chamar de comunistas genéricos os que contrariam o governo. Primarismo herdado da Guerra Fria. O fato é que essa a oposição levou a melhor e percebeu-se pelos votos o sentimento democrático do colegiado.

Complicador

Crianças infectadas têm maior carga viral nas vias aéreas que adultos internados nas UTIs, segundo estudo recente. Sintomas mais comuns em crianças se assemelham a resfriados comuns. Mais um detalhe que implica na questão da retomada das aulas que de certa forma já está judicializada no caso específico das escolas particulares.

Neve

Neve em Tijucas do Sul, de baixa expressão como as havidas em São Luis do Purunã. O morro Araçatuba foi o alvo. Naquela região se constatou em estudos da Copel maior frequência de ventos do que Palmas, onde foram instalados moinhos coletores.

Folclore

Lerner chamava seu crítico mais persistente, jornalista Candido Gomes Chagas, de "inimigo de estimação". Visivelmente eles não se estimavam.