Com o acumulado de doze meses, a inflação chega perto de 12% com março extrapolando em 1,46%, alimentos e transporte marcando 72% do IPCA do mês e a cenoura subindo como um foguete espacial 166% em 12 meses, esse é o quadro sinistro brasileiro. Todavia, gasolina e grãos tornam a inflação menos desigual ao alcançar o pessoal de alta renda. Detalhe: gasolina no Brasil está R$ 0,09 mais cara que o preço internacional. Por sinal que o ministro Ciro Nogueira, Casa Civil, descarta subsidiar preço dos combustíveis. Para aquietar caminhoneiros, o Banco do Brasil abre programa para antecipar pagamento de fretes. Haja acrobacias.

SINAL

Ao visitar a ExpoLondrina, na quinta-feira (7), o governador Ratinho Junior sinalizou apoio a Bolsonaro, mas seu posicionamento depende da decisão do diretório nacional do PSD. Na eleição passada Bolsonaro deu lavada também no Paraná, atualmente há empate com Lula. Neste fim de semana o presidente estará no norte pioneiro.

Militância

Lula, ao defender o aborto, sugeriu que militantes pressionassem famílias de congressistas em suas casas. Recuou depois sem ter lembrado que durante a sua prisão esse exército terrorista não funcionou, embora, à época, a presidente do partido, Gleisi Hoffman, tivesse anunciado que iria morrer gente e nada disso aconteceu. Houve solidariedade, mas contemplativa e distante da ação direta. O PT de agora já não é o aguerrido dos primeiros tempos, aquele que trocava socos com Mario Covas na rua, não respeitando o câncer do adversário.

Pesquisas

O acordo entre PT e PSB pode chegar em São Paulo e isso porque Haddad, embora liderando a pesquisa com 29 contra 20 de Márcio França, tem uma taxa de rejeição de 34%, a mais elevada e que pode ser fatal num segundo turno. Por enquanto ficam as duas postulações, mas há especulação no sentido de levar o acordo para a eleição paulista. No Rio o socialista Marcelo Freixo empata com Claudio Castro, mas tem quatro pontos mais.

Esquecimento

É tempo de esquecer dinheiro nos bancos, como se viu na providência recente do Banco Central, mas trabalhadores esquecem também nada menos de R$ 523 milhões no PIS/PASEP. Retirada vai até 29 de dezembro. Quem esquece disso pode também fazê-lo no exercício de votar. Nas pesquisas há sinais de alto número dos que não votam em nenhum dos candidatos, o que pode implicar num abstencionismo generalizado, caso a campanha não reanime.

Pauta ambiental

A ministra Cármen Lúcia, do STF, está empenhada na agenda ambiental e votou contra decretos de Bolsonaro sobre conselhos ambientais. Relatora de seis das sete ações, ela tem agora um argumento do Conselho de Atividades Aeroespaciais fortíssimo: a devastação na Amazônia teria derrubado recordes históricos nos primeiros três meses do ano. O governo continua catatônico em relação às questões ambientais e joga franco contra a fiscalização do Ibama e o exercício das multas.

Front

Entre quarta e quinta 253 óbitos, 28.124 infecções. O fato novo, em meio à suspensão das máscaras, foi o registro do primeiro caso de Covid causado pela variante ômicron XE. A média móvel se manteve abaixo de 200 pelo sexto dia.

Demografia

Estudos indicam que até o fim da década a Região Metropolitana de Curitiba terá 4 milhões de habitantes. Indicadores de agora, como o de que agências do trabalhador teriam neste ano mais de 100 mil vagas com carteira assinada, seriam razoáveis a esse futuro tão próximo?

Folclore

Áreas de parques não podem se tornar shoppings, diz Rogério Dezembro, sócio-gestor do Consórcio Novos Parques Urbanos, que venceu licitação para administrar em São Paulo os parques Villa-Lobos, Água Branca e Cândido Portinari. A observação decorre da série de concessões dos parques paulistas e paulistanos ao setor privado. A privataria, como sempre, não tem limites.