Durante muitos anos, a partir de 1961, governo Ney Braga, em São Luís do Purunã, distrito de Balsa Nova, havia um enorme acampamento com atividades recreativas no fundamento pecuário da região, promovido pelo fazendeiro Dinarte Garret e agora neste fim de semana teremos um Ecofestival da Mata Atlântica no mesmo local. Que tal a volta das festas tropeiras?

Auditagem

O Tribunal de Contas, em véspera de eleição, sempre enquadra políticos nos rigores da ficha suja e neste momento faz as auditagens de rotina. Vai haver choro e ranger de dentes.

Advocacia

O Paraná tem 81.350 advogados, um para cada grupo de 142 habitantes. Como sou antigo, formado em 1954, minha inscrição é a de número 1.881.

Apoio a Alvaro

Cesar Silvestri tirou o time da disputa no Senado e o PSDB decidiu apoiar Alvaro Dias, do Podemos. O "pega" na majoritária vai ser bom com Paulo Martins apoiado pelo presidente e o governador, Sergio Moro, Orlando Pessuti. Maior disputa do que a do governo. Qualquer previsão é temerária.

Front

Entre quarta e quinta 258 óbitos e mais 34.240 infecções em 24 horas por Covid-19. São 679.594 mortes e 33.961.568 casos. Há outra patologia em campo: varíola dos macacos para a qual foi criada rede hospitalar em São Paulo. Governo paulista recomenda que grávidas com infecção se valham da cesariana. Grupo de arquitetos se mobilizou para atender falta de banheiros em bairros periféricos no Distrito Federal e Rio Grande do Sul e pretende entregar até 2023 413 unidades.

A Copa

Segundo o Datafolha, 51% dos brasileiros não têm interesse na Copa do Mundo. Antes da competição da Rússia em 2018 esse tipo de indiferença chegava a 53%. O agito da Copa, com as camisas da seleção, favorecerá Bolsonaro, que tem uniforme parecido.

Emprego

Havia na sexta-feira (5) um mutirão para emprego em Umuarama para 400 vagas e em bairros da capital, Boqueirão e Cidade Industrial um menor para 70 vagas. Nos EUA, com inflação e tudo mais, uma surpresa: 528 mil postos de trabalho em julho.

Feminismo

Nunca tivemos tantas mulheres na disputa para presidente e vice. O Podemos acaba de apoiar a postulante do MDB, Simone Tebet. Ela, mais a candidata do União Brasil, tende a ser a mais votada por causa da sua intervenção na CPI da Covid no Senado. Dá para transformar o feminismo numa causa.

Ucrânia

Comboio com mais de 60 mil toneladas de milho deixou portos da Ucrânia, conforme o pacto firmado. De outro lado, a China volta a fazer exercício militar contra Taiwan com o disparo de 16 mísseis balísticos, isso como resposta à visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi. Se no meio de uma guerra de verdade dá para acordos a reação chinesa é desproporcional à suposta provocação.

Montadoras

Mais um bom sinal da nossa paradoxal economia: a produção de veículos em julho subiu 33,4%.

Estreia

A nova tecnologia 5G estreou em São Paulo com alta velocidade, mas bem abaixo do potencial.

Gordofobia

Magazine Luiza terá que indenizar ex-funcionária por gordofobia. A sentença do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região a obriga a pagar R$ 5 mil. O mundo multifacetado dos preconceitos faz história e cria jurisprudência.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.