Das mais compensadoras situações da Cúpula do Clima, o ajuste entre EUA e China nas metas fixadas, permanecendo, a despeito do discurso comprometido de Bolsonaro, a desconfiança em relação ao nosso país. Se o nosso presidente tivesse assumido agora o posto, a situação seria outra, com a desconsideração aos precedentes de trombadas, inclusive das nações que financiavam o fundo amazônico. Especialistas entendem que estaria clara a distância em nosso caso entre o discurso e a prática. Tudo para ser melhor esclarecido vai ficar, claro, na dependência das atitudes que correspondam ao prometido.

Para Brasília

Decidiu o plenário do STF, por maioria, que os processos de Lula seguem para o Distrito Federal numa sessão em que o interesse maior foi o da análise da suspeição de Sergio Moro. Como Gilmar Mendes disse, no meio da semana, Lula não foi inocentado até agora, indicação que pode ser estabelecida pelo novo juiz e que deixa em suspenso a questão da ficha limpa. A incompetência da Vara de Curitiba e a consequente anulação do processo não apagam o que foi apurado, se o magistrado acatar decisões ou parte delas, inclusive as ratificadas pelo TRF4.

Interessante lembrar que no momento das prisões de empresários e políticos não havia clima para declarar o juiz parcial, e muitas das decisões da Lava Jato foram absorvidas pelo STF.

Drama continua

No feriado, o Paraná registrou mais 3.929 casos e 181 óbitos (Curitiba 21 mortes) e o total soma 911.810 casos e 20.675 mortes. No país tivemos 3.472 óbitos e 79.719 infecções em 24 horas, o que leva a 381.687 óbitos e 14 milhões de casos. Caiu para 14 o total de capitais com mais de 90% de lotação nas UTIs. Empresas que produzem oxigênio alertam para o risco de transformar Upas em unidades de internação para pacientes da infecção. Dados do governo paulista mostram 23.854 internados e do total 11.199 estavam em leitos de UTI e 12.665 em enfermarias.

O calendário de vacinações foi revisado pelo ministro Marcelo Queiroga, que adiou o fim da imunização do grupo prioritário em quatro meses de maio para setembro. Fazem parte do grupo 77,2 milhões de pessoas. Enquanto o Butantan inicia o processo de produção de 5 milhões de vacinas com a chegada dos insumos da China, a Fiocruz se prepara na entrega de milhões de doses.

Um estudo de universidade dos EUA indica que o presidente Bolsonaro atrapalhou o combate à pandemia.

Tirando o time

A gigante cimenteira Lafarge Holcim está tirando o time de campo no Brasil e vende suas operações. Referências assustadoras como a das montadoras que se viram impelidas a parar a sua produção, alegando entre outras coisas falta de peças e acessórios.

Folclore

Se o público brasileiro reagisse como os torcedores europeus contra a Superliga certamente as nossas relações com a fauna política mudariam drasticamente. Mas lá isso ocorre no futebol, não na política, tanto que têm como nós populistas de sobra .