Há duas questões indispensáveis a uma campanha eleitoral: os debates, que compensam desigualdades na partilha dos horários, e as pesquisas de opinião. Quando o principal candidato se recusa ao debate, o que se dá com frequência, o cenário não é bom, e quando não há pesquisas por imposição judicial o eleitorado fica desprovido dessa informação. Aqui já se deu simultaneamente as duas coisas: veto à pesquisa e a omissão no debate do candidato mais cotado.

Collor na mira

O ex-presidente Fernando Collor de Mello é alvo de ação da Polícia Federal sob a acusação de ter negociado no Ibama a autorização ambiental em favor de um porto do Paraná, o da Ponta do Poço, em Pontal do Sul. O Ministério Público estadual tentou impedir a estrada que fará a conexão com o terminal sob a alegação de derrubada da mata atlântica, mas não convenceu o Conselho do Meio Ambiente, que tratou do tema. Collor tem outros embrulhos, inclusive um deles na Petrobras

Mais "rolo"

Uma ação da Polícia Federal desencadeada ontem para apurar desvios superiores a R$ 10 milhões na Infraero em cinco estados e Distrito Federal. O Paraná está no meio dessa também e pelo jeito esse quadro tenso persistirá mormente em função do estoque de processos da Lava Jato. A única forma da força-tarefa recuperar-se é por aí: pressão na corrupção sem fim. É um meio de compensar as perdas que está tendo junto aos poderes, como se vê agora na sabatina do novo ministro, autodeclarado garantista.

Confiança

O nível de confiança na indústria, ora em reação apreciável, teria crescido quatro pontos segundo vários organismos, dentre eles a Fundação Getúlio Vargas. Foi nesse contexto que se anunciou aqui no Paraná o investimento de R$ 300 milhões da Gelprime em uma planta em Ibiporã e que produzirá colágeno hidrolisado e gelatina para indústrias farmacêutica e alimentícia. Gerará 350 empregos diretos e muitos indiretos.

Contra o PCC

Multiplicam-se as ações policiais contra o PCC, como o esquema de lavagem de dinheiro em bancos, e agora está pautada uma ação contra as primeiras damas em atuação conjunta da Polícia Federal e a de São Paulo.

Água

O governo decidiu transferir o reajuste da tarifa de água para mais tarde e ironicamente pode ocorrer com as chuvas e a melhora das represas. Isso não impedirá o mau humor do público.

Folclore

Advogada de André do Rap teria estagiado no gabinete do ministro Marco Aurélio. De repente isso nada tem a ver com o fato, mas a questão foi colocada.