De temporário a permanente
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de outubro de 2021
Luiz Geraldo Mazza
A ocorrência de desastres naturais transformou a Defesa Civil de temporária em permanente, seja para ações de rotina como as tempestades que atingiram Londrina e sua região metropolitana, vendavais como os de ultimamente em várias regiões do estado. Basta haver a anomalia e é disparado o gatilho do socorro definido em suas variadas formas de assistência de cobertura de casas destelhadas e atendimento a desabrigados. Logo depois da posse de José Richa tivemos uma enxurrada que elevou a extremos o nível das nossas bacias hidrográficas, que hoje assistem ao inverso disso com a redução do volume de água que chegou a impedir a navegação e a operação da hidrovia Paraná-Tietê, como de resto afetou o São Francisco e a Amazônia.
Temporais e ventania do fim de semana afetaram severamente o suprimento de água potável em ao menos 85 localidades, houve mais de 3 mil casas atingidas e derrubada de 800 postes com as consequências da falta de luz. Organismos como as estatais Copel e Sanepar precisam ficar em alerta, unidas às ações da Defesa Civil. Londrina foi testada nisso com vendaval de quase 80 km horários, queda de luz em 6,6 mil domicílios, 170 quedas de árvores, queda de três torres de linha de transmissão.
Melhora
Em meio a tanta notícia ruim, a boa: a existência de 10.127 vagas com carteira assinada nas agências do trabalhador, o que contrasta com a afirmação de comerciantes de que a maioria deles não faria contratos temporários. Por sinal que a Fundação Getúlio Vargas apontou que o índice de confiança subiu um ponto em outubro relativamente a setembro. E vinha a notícia de que dava para captar reflexos da missão em Dubai com exportação de robots e biotransportes.
Mais uma
Semana passada em sua live semanal o presidente Jair Bolsonaro fez associação entre a vacina contra a Covid e a síndrome da imunodeficiência adquirida, a Aids. A CPI do Senado pediu formalmente ao STF que interviesse na questão e o responsabilizasse . A origem do informe vinha de fake divulgada e desmentida no Reino Unido. Há muita dificuldade - e isso se dá nos EUA e Europa - para convencer aqueles que se recusam a vacinar-se como se deu com um grupo de 60 manifestantes em Londrina. Enquanto isso há sinais de nova onda justamente na Europa, Rússia no recorde de mais de mil mortes diárias, e na China a retomada de cautelas. Na Europa houve 1,3 milhão de infectados de 12 a 18 de outubro, alta de 7% em relação à semana anterior e o terceiro salto sucessivo. No interior da campanha nacional seguem os desacertos, como o de que quase 100 mil pessoas não compareceram na capital para a segunda dose e outra mancada: um em cada 4 municípios ficou sem imunizante.
De um modo geral há a queda tanto de mortes como de infecções novas e tivemos no país 187 óbitos e 6.200 casos em 24 horas.
Ações sociais
Pelo menos 15 governadores criaram programas de transferência de renda ante o avanço da pobreza na pandemia, dentre eles o Paraná. Essa postura coincide com o ano pré-eleitoral. Potencialmente candidatos presidenciais pelo PSDB, os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foram dos primeiros a montar tais programas. No caso de São Paulo o investimento anual chega a R$ 1 bilhão.
Mais avanços
A área técnica da pasta da economia teme novos avanços sobre o orçamento ante o quadro de extrema fragilidade fiscal. É que as normas de controle estão vulneráveis e expostas à ação do Congresso e da ala política do governo. Há pendências, como a da desoneração da folha em 17 setores que estão incubadas com a retenção da proposta na CCJ da Câmara Federal.
Folclore
Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário, o mercado deverá gerar 565 mil vagas de empregos temporários, Ela é 20% maior do que no ano passado, quando foram criadas 471.300 vagas. Normalmente, 20% dos temporários acabam efetivados, Se pintar um novo horizonte na economia, hipótese no momento afastada, a perspectiva e absorção serão maiores.

