De raspão
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de setembro de 2022
Luiz Geraldo Mazza
A aliança com Bolsonaro tem suas desvantagens, como se viu nessa questão dos disparos em massa via o uso clássico dos meios para a prática de sempre das ameaças contra a democracia, a coisa mais natural no dia a dia desse time. O governo estadual se diz vítima e manda a polícia apurar, mas a oposição se serve do envolvimento da estrutura governamental para apresentar notícia crime contra o governador, aliado do presidente. Para a oposição, que vai mal nas pesquisas, essa veio de graça, já que os craques em digitação estariam do outro lado, conforme a praxe, presunção altamente perversa. .
Pesquisa
Mais uma da BTC-FSB mostra Lula com 45%, Bolsonaro 35%, Ciro 7% e Simone 4%.
Desfalque
Nada menos de 255.036 empresas correm alto risco de serem extintas e desligadas do Simples. É um dos segmentos no qual o governo aposta na reversão da sinistrose da economia.
Turismo interno
Números levantados recentemente mostram que o turismo dominante no Paraná seria interno, de brasileiros em 95%. Se é aplicável a Curitiba, não o é relativamente a Foz do Iguaçu. Por sinal que uma das atrações paranaenses está no grande número de etnias em que só perde para São Paulo.
Front
No Brasil foram 1.226 novos casos de contaminação pela Covid e 23 óbitos, no Paraná 205 infecções e nenhuma morte. Média móvel era de 259 em julho e caiu para 245 em setembro.
Melhora
Sinais de melhora na economia persistem: o PIB salta de 2,65% para 2,67%, segundo a Focus. O IPCA de 6,00% cai para 5,58%.
Colisão
A Nasa colocará no espaço uma nave para colidir com o asteroide, um teste para futuras situações do gênero.
Piso
Enquanto há esforços para salvar o piso da enfermagem, a prefeitura de Curitiba aplica no dia 29 o novo piso salarial dos professores da educação infantil.
LEIA TAMBÉM:
Aloprada na hora agá
Esquerda endireita
Armamentismo
Empresários e donos de clubes de tiro estão financiando em massa candidatos armamentistas. Folha de S. Paulo consultou doações a 91 campanhas que teriam recebido R$ 50 milhões.
Emenda ladra
O PT está acreditando que o STF ponha fim às vulneráveis emendas do relator, deformação histórica. Já essa possibilidade – a da extinção - leva aliados de Arthur Lira a acelerar a liberação dos recursos. Soa irônico isso em meio à bagunça orçamentaria tratada como coisa sagrada e, por isso, oculta.
Indenização
Lula voltou a insistir que o Estado deve indenizá-lo pela prisão em Curitiba. Bastou que o fizesse para que o bolsonarismo reagisse nas redes. Que ele pode reivindicar tal direito até que pode, mas não é tema conveniente para o momento e constrangedo,r depois, se eleito, pedir a bufunfa como presidente.
Amnésia
Um surto de amnésia teria atacado os quatro principais candidatos à presidência: todos eles esqueceram seis estados na campanha: Acre, Alagoas, Piauí, Mato Grosso , Rondônia e Roraima. Concentrados nos três maiores colégios eleitorais do país, no Sudeste, cometeram o esquecimento. Deixam para o segundo turno, se houver.
Rede Kwai
Lula e Bolsonaro estão de olho na rede de vídeos pelo voto popular na arrancada final. A Kwai, concorrente da TikTok, tem forte cobertura nas classes C, D e E. É a busca do voto não ideológico.
A moda
No momento em escala mundial temos uma convergência à direita e acabou acontecendo com a Itália com herdeiros de Mussolini na figura do pós-fascismo de Giorgia Meloni, que poderá vir a ser a primeira mulher na liderança daquele país europeu.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.