Cogitou-se em Londrina de apurar a renda de festas nas pequenas cidades do interior. O mesmo seria aplicável a das cidades de porte e mesmo da capital. Festas juninas no Nordeste são tão expressivas que se torna indispensável medir a renda proporcionada de R$ 1,3 bi só na Bahia. Neste sábado há a arrancada na capital das festas juninas em Santa Felicidade, com início ao meio-dia até as 19 horas no ambiente habitual da festa da uva. A despeito de uma certa dimensão diocesana poderia ser aferida como dimensão interna de turismo, assim também as demãos de porte equivalente. Trata-se de mensurar por exemplo as festas religiosas e sua expressão específica no turismo, como se dá com o Natal, Semana Santa e Páscoa.

PIB

Mais um motivo - e esse excepcional - para que o agronegócio pressione o governo e dele obtendo as concessões de Bolsonaro contra a regulação da área e o amplo funcionamento das coisas - abuso de defensivos químicos, desmatamento, quaisquer regras enfim de controle. A sinalização do feito excepcional na construção do PIB na variação positiva de 1,90% na comparação com o quarto trimestre de 2022 é esse referencial. O desempenho marcante pode ser visto como uma consequência maliciosa desse "laissez faire" e parte de suas lideranças atuarem nessa direção, como acabam de fazer com as agressões ao meio ambiente e a questão indígena, tão prejudicada pela ação limitativa do marco. Como a atuação negativa ganhou força ideológica e isso se reporta ao peso da área no conjunto nacional, é de esperar-se que as ações do governo restabeleçam o reequilíbrio e a racionalidade.

Sanepar e suas cobranças

Depois de 41 meses de tolerância na cobrança de suas contas afetadas pela conjuntura da pandemia, a Sanepar voltou a agir com rigor nas suas contas e tem sido levada a corte de fornecimento por falta de pagamento. Curiosamente isso se dá após protestos em massa contra o nível considerado extravagante das faturas.

Zanin, o escolhido

A despeito das restrições éticas, mesmo as republicanas, como alegou o senador e ex-ministro Sergio Moro, o presidente Lula decidiu indicar Cristiano Zanin para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal. Advogado do petista desde 2013 no furor da Lava Jato, Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. No meio das turbulências que marcaram o episódio houve a crítica da presidente da Corte, Rosa Weber, de que há falta de mulheres na cúpula do Judiciário.

Contra Lira

A PF achou um cofre com R$ 4,4 milhões no desenvolvimento de ação contra aliados de Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, investigação sobre supostos desvios em contratos para a compra de kits de robótica com grana do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O presidente da Câmara afirma que nada tem a ver.

Oposição

A oposição decidiu entrar com recurso contra a forma e o conteúdo dos editais da concessão do pedágio. Isso significa que uma velha chatice dominará a campanha eleitoral e com baixo nível de sempre, que afinal marca o conflito e omissões do Judiciário e governo.

A opinião do colunista não reflete a da FOLHA