O dólar chegou a R$ 5,79 e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pediu que os parlamentares cessassem suas disputas. Há várias, entre as quais a da presidência da Comissão de Orçamento, isso sem falar no racha principal entre Lira e Maia, essa em torno da chefia do poder. Como se não bastasse, o governo baixa decreto sobre estudos para concessão de postinhos de saúde, com o que alvoroça uma suspeita de privatização do Sistema Único de Saúde e agita as redes sociais. Sonâmbulos se arrastam na areia movediça. Em Minas, um médico dá autorização para que as pessoas se livrem da máscara, que ele entende como inútil, o que leva o processo a uma intervenção do Conselho Regional de Medicina.

Como se vê, há mais gente atrapalhando do que ajudando.

Cobaia

Curitiba consolidou a imagem de cidade-teste não apenas para produtos comerciais como para ensaios urbanísticos. Pois agora o Tribunal Superior Eleitoral testa na capital voto on-line, e em mais outras duas cidades.

Drenagem

Em função dos alagamentos na cidade o tema virou debate no horário eleitoral e redes sociais para destacar um dos aspectos negativos de urbanização na falta de drenagem adequada. Uns exaltam a chuva para amenizar o racionamento da água e outros acentuam as cheias de rios e córregos.

Incêndio

A cada duas horas um prédio pega fogo no Paraná. E no Brasil o incêndio trágico do hospital federal de Bonsucesso, no Rio, em que três pacientes morreram quando eram removidos, fez lembrar que só neste ano mais de trinta casas de saúde incendiaram. Quantos casos de vetos de Corpo de Bombeiros são ignorados no Paraná e aqui já tivemos incêndio do Teatro Guaíra e no Porto de Paranaguá, com a explosão do silão e nos anos quarenta houve um que durou semanas no parque de madeira.

Devassa

Uma decisão do Judiciário anulou a revista que fizeram numa mulher que portava drogas nas partes íntimas. Só falta a jurisprudência incluir o caso da grana na cueca como correlato.

Arma judicial

Embora não esteja em litígio aberto com o governo, como sempre - e aí pesa a pandemia -, a APP Sindicato tem restrições severas ao retorno das aulas presenciais que Ratinho Junior programa para novembro e esta está empenhada numa questão trabalhista em favor de 20 mil professores entre 1988 e 1992 com direito ao piso salarial, e para tanto organizou plantão na sede para receber documentos até 13 de novembro.

Folclore

A alta do dólar e a inflação fazem lembrar a advertência do ex-ministro Mario Henrique Simonsen de que a inflação aleija, o câmbio mata.