Como não sai a lei das fake news, Lula quer uma minirreforma eleitoral para as eleições municipais de 2024. Plano B para regular a internet, mas aguarda a decisão do STF que pode levar à flexibilização do marco civil, facilitando a responsabilização pelos conteúdos.

Engavetamento

Caminhão desgovernado na BR-376, região de Guaratuba, bateu em 17 automóveis. Apesar das dimensões do acidente não houve mortes.

Desigualdade

Segundo o Insper em análise na avaliação da educação básica, piora a desigualdade entre negros e brancos e aumentou a vantagem de meninos brancos sobre meninas negras, de 9,1 para 13 entre 2007 e 2.017 no quinto ano. No 9º ano saltou de 21,3 pontos para 23,4.

Reforma

A reforma tributária, segundo especialistas, tem plenas condições de emplacar. Do Paraná um dos que tem estudos específicos na área é o deputado federal Luiz Carlos Hauly. O presidente da Câmara, Arthur Lira, promete agir com pressa e como fiador para destravá-la.

Lula em Foz

Lula deve aportar hoje em Foz do Iguaçu e tratar da construção de 200 casas populares. Mercosul, agora com Brasil no comando, levou Lula a reagir contra a indisposição da unidade europeia em relação ao instrumento.

Aras

Quem está negando as omissões de que o acusavam e com abundantes provas é o Procurador Geral da República, Augusto Aras, hoje mais perto de Lula do que de Bolsonaro.

Bolsa

Bitcoin e ethereum estão à frente dos rendimentos no semestre. Nasdaq abafou no melhor início de ano (isso desde 1983) com Inteligência Artificial. Medidas econômicas do governo e a promessa de queda nos juros devem gerar alta da Bolsa. Aí também pesa a reforma tributária.

Perdas

Estados e municípios podem perder R$ 82 bilhões se o Carf não mudar. Volta do voto de qualidade deveria ter sido discutida ontem no Congresso Nacional. O projeto é prioritário para o Ministério da Fazenda. Curitiba perderia 13,6 milhões.

PT na boa

O PT é o partido que recebeu mais doações em 2022: foram recebidos R$ 27,9 milhões e o maior doador individual foi o fundador da Qualicorp, José Seripieri Filho.

Defesa

Presos do 8 de janeiro, de um modo quase geral, dizem ter feito a invasão para evitar o comunismo e por fé cristã. O objetivo, segundo alguns deles, era invadir e esperar uma intervenção militar. E muitos deles acham que o governo Lula vai cair.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA