No mesmo dia em que policiais fizeram carreatas pelo cumprimento da data-base, houve o exame da situação fiscal do primeiro quadrimestre e que indica equilíbrio, mas reforça cautelas por gastos com pessoal que ameaçam o limite prudencial da LFR, Lei de Responsabilidade Fiscal. Segue, portanto, o rigor do congelamento salarial e aprofundam-se medidas em reforma para mexer com o quinquênio que só beneficiaria os antigos. Policiais civis, segunda força sindical depois da APP, reivindicam melhores condições de trabalho e consideram o atual momento o pior da história. A APP ironiza a pretensão de aulas presenciais quando mais de mil pessoas estão na fila por um leito de UTI nos hospitais.

Sessão secreta

Uma inusitada sessão secreta abriu a CPI da Covid, que quando reaberta deu para perceber as trombadas, entre elas a convocação de Bolsonaro proposta por Randolfe Rodrigues e rejeitada, mas culminando com as reconvocações de Pazuello e Queiroga e pelo menos nove governadores em estados em que a PF interveio. Pegou mal o primarismo das controvérsias.

Restrições de novo

Filas de espera em UTIS e enfermarias sobem 415% em um mês, Secretaria de Saúde suspende cirurgias eletivas por um mês, bandeira laranja permanece até sexta, o alarme é geral: mais 908 casos, 21 óbitos em Curitiba, no país 2.198 mortes, 74.845 infecções, a terceira onda. Restrições são acompanhadas de protestos de empresários, inclusive com anúncio de página inteira nos jornais nacionais contra as restrições. A gravidade da nova onda com a variedade indiana sob vigília rigorosa agrava o cenário. Apesar de tudo, temos menos isolamento que os líderes mundiais da imunização. O lockdown atingirá numerosas áreas de São Paulo, onde em Batatais o 13º Batalhão de Cavalaria Mecanizada, com apoio do Comando Militar do Sudeste, promove a desinfecção dos lugares públicos. O governador João Doria pretendia liberar o comércio, mas se viu impelido a recuar. Em meio a tanta notícia negativa uma positiva - a autorização da Anvisa para testes em humanos de soro anti-Covid do Butantan e o pedido da pasta da Saúde de autorização para importar 20 milhões de doses da Covaxin.

Queda de braço

O procurador da República, Augusto Aras, pretendia a troca de relator no caso do ministro Salles, mas o próprio relator rejeitou. Segundo a Polícia Federal os indícios são veementes.

Emprego oscila

Apenas 120 mil empregos com carteira assinada em abril no país, um dos menores indicadores registrados no mês. O Paraná aparece depois de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, em quarto lugar, com 10 mil colocações. A recuperação está cada vez mais difícil e leva ao proveito das medidas de suspensão de contratos e jornadas e aumento da informalidade.

Folclore

Tudo no Brasil é gradual até a marcha aguda para a fome. Há sempre moderadores e o do momento é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que pretende prorrogar por um ou dois meses o auxílio emergencial até a criação do novo programa social que substitua o Bolsa Família. Quando a marcha gradual será mais robusta, ninguém sabe. E ficaremos, como sempre, lastimando nossos níveis de desigualdade, o que não nos torna melhores.