O Brasil é pós-graduado em inflação e apreendeu, ao longo de observações, que ela se distribui como a riqueza de forma desigual nas classes sociais. Seu custo para os pobres é oito vezes maior do que o registrado entre os ricos. Dá a impressão de que a consciência culpada pelas variadas e até sutis formas de desigualdade operam como um grito em meio à pandemia.

A voadeira

Bolsonaro disse que aplicará uma voadeira no corrupto que pintar em seu governo. E eles são mais próximos do que se imagina, como se viu agora com o senador Chico Mendes, vice-líder oficial, apanhado pela PF em Roraima com R$ 30 mil na cueca. Flagrado, o "pai da pátria" pediu desligamento do seu posto de confiança e foi dispensada a voadeira.

Debate

Mais uma vez em Curitiba reprisou-se a cena: no debate, ante a ausência do prefeito Rafael Greca, que lidera as pesquisas eleitorais, todos baixaram o sarrafo e acabaram com isso perdendo tempo em lugar de mostrar propostas com mais detalhe. O lado bom foi a mostra dos lados negativos da cidade, sempre encobertos pela fantasia que faz da capital um paraíso.

Ponte

Depois de quase sete meses foi reaberta a Ponte da Amizade na fronteira Brasil-Paraguai em Foz do Iguaçu. Pelo menos até agora o André do Rap não a atravessou.

PIB sobe

Pelo quarto mês seguido sobe o PIB em agosto, ainda que com menor intensidade dos meses anteriores. A previsão era de 1,6%, mas o resultado foi menor: 1,06%.

Tempestade

Ventos de 70 km/h ocorreram em várias cidades paranaenses, dentre elas Maringá, com queda de 49 árvores. Previsão para a tarde no Paraná e Santa Catarina era de ventos de 100 km/h. Defesa civil em alerta.

No mapa

No mapa da pandemia o Paraná figura, já por quase uma semana, entre os estados com queda de infecções e de óbitos. Curitiba e Londrina flexibilizaram eventos com 50 pessoas e seguindo protocolos nos condomínios e outros espaços.

Desvios

Gaeco e Gepatria, braços do Ministério Público, operaram em 11 cidades no apuro de fraude em licitações nas respectivas prefeituras.

E daí ?

A maioria dos ministros do STF já se colocou favorável à prisão de André do Rap, cujo advogado Fausto Filho reafirmou sua passagem por Maringá, mas o fato é que ficaremos apenas assistindo a um debate de teses jurídicas e naquele dialeto de sempre, ainda que não se negue os efeitos formais da decisão que coloca o Judiciário em posição crítica.