A PF não é do governo, mas do Estado, e tanto que ontem foi dia da caça a autores das fake news, que atinge o núcleo duro bolsonarista, e ainda de ações contra novos governos estaduais em anomalias na saúde no Rio Grande do Sul, no INSS no Rio e atuação firme em outras unidades federativas. Não é para interpretar na base de "uma no cravo, outra na ferradura", mas o fluxo normal da lei e da ordem.

Da mesma forma que Witzel atribuiu a atuação da PF a Bolsonaro, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, alcançado pelas fake news, sugeriu um Ato Institucional para a aposentadoria compulsória dos onze ministros do STF. Esse é o clima brasileiro do divisor ideológico que nos manieta e condiciona distante da racionalidade. Pelo jeito o petebista quer reproduzir, agora em favor de Bolsonaro, sua atuação no mensalão, primeiro impacto, lá atrás, contra o lulopetismo.

Transporte coletivo

Medidas do Tribunal de Justiça, que beneficiavam empresas de transportes coletivos de Maringá e Cascavel, com indenizações decorrentes da ociosidade gerada na pandemia, foram derrubadas pelo presidente do STJ. O repasse em Curitiba, ainda que aprovado na Câmara, foi desfeito pelo conselheiro Nestor Baptista, presidente do Tribunal de Contas. Na capital, a relação de mais de cincoenta anos detém um forte e não desprezível traço pactual com os empresários e suas famílias de sempre.

Austeridade

De repente a austeridade, sempre odiada por nosso populismo, vira bandeira da oposição no legislativo estadual, que pretende um corte de R$ 660 milhões no repasse de recursos para todos os poderes, aí incluídos Tribunal de Contas e Defensoria Pública, para 2021.

Afrouxamento

A flexibilização já implantada e visível na taxa de isolamento de apenas 37% no Paraná é visível na atividade comercial, uma delas a dos postos de combustíveis, que de uma retração de 70% em abril já alcança 35% desde a primeira quinzena de maio. O afrouxamento é de tal ordem que aparenta uma volta fantasiosa à normalidade e referencial de que é bem possível que tenhamos, como sugere estudo da Universidade de Pelotas, a serviço da pasta da Saúde, sete casos reais para cada um dos confirmados.

Emergência

O impensável pode ocorrer numa pandemia como o caso do fechamento, ainda que transitório, do Pronto Socorro do Hospital Evangélico de Londrina após a confirmação de um caso de Covid-19, que exige maior cooperação entre instituições da área para superar o problema.

Folclore

Astronautas deveriam ir, ontem, a Estação Espacial Internacional. Imaginem se aquela crendice de superar tosse comprida e pneumonia com voos em avião fosse aplicada nesse tipo de aventura contra o vírus que nos perturba.