A remessa de mensagem aos governadores pedindo a movimentação das vacinas pelo Ministério da Saúde tenta reequilíbrio com a CPI da pandemia já implantada no Senado, mas é resposta branda para o feito da oposição. Claro que governadores, e por extensão prefeitos, terão dificuldades para explicar anomalias como a de confundir vacina da influenza com a da Covid-19 e detalhar entrada e saída das doses. O fato é que a anomalia mais geral é da União, seja pelo negacionismo ou pela perda de oportunidade com oferta desprezada e cujo peso só se mede agora, com os 373 mil mortos, 14 milhões de casos, 1.657 óbitos em 24 horas e 43 mil novos casos de infecção. Em Curitiba, 464 casos, 21 óbitos, Londrina 10 mortes e 148 casos e ainda por cima a liderança negativa do Brasil na América Latina e a condição de terceiro entre mais vítimas, atrás da Índia em pânico e com lockdow na capital e dos Estados Unidos.

A ideia de começar a CPI pela atuação de Pazuello é um indicador forte de oposicionismo que nem todos seus integrantes pretendem cultivar. Casos novos estabilizam, mas a carga segue ainda muito alta.

Insumo chegou

Acabaram de chegar em São Paulo, no Butantan, os insumos da China para a produção de 5 milhões de doses da Coronavac que serão produzidas dentro de um cronograma acordado com o governo central.

Curitiba inteligente

Pela 3ª vez a capital paranaense aparece como uma das mais inteligentes, a única da América Latina entre 21 comunidades ao lado de Belfast, Filadélfia e Moscou. Inteligente não quer dizer sensível, pois semanas passadas falou-se em multar quem alimenta morador de rua que sumiu do mapa pela reação provocada.

Pressões inevitáveis

Não bastasse o problema do orçamento e os sinais de furo do teto de gastos, temos agora um lobby gigantesco, que se vale do drama dos pequenos, pedindo alívio por efeitos da pandemia. Vem de produtores de eventos, donos de bares e restaurantes e agricultores e passa de R$ 250 bilhões em cinco anos. O ministério da Economia se articula para barrar tal bomba fiscal. Esse tipo de informe não se suaviza com o registro de que a previsão do PIB em fevereiro subiu 1,7% e que a Focus está admitindo um PIB no ano de 3,04%, menor que o previsto 3,08% .

Cotação

Para Gilberto Kassab, presidente do PSD, o governador do Paraná, Ratinho Junior, está na lista de presidenciáveis ao lado de Alexandre Kalil, prefeito de BH, do deputado André de Paula e dos senadores Otto Alencar, da Bahia, e Antonio Anastasia, de Minas. O primeiro da lista seria Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. A especulação decorre da inevitável polarização entre Bolsonaro e Lula e busca de alternativas.

Folclore

O ministro Gilmar Mendes, do STF, acentua que Lula até agora não foi absolvido, mas se os esforços contra a Lava Jato persistirem, como vem ocorrendo, há uma larga avenida para que isso venha a acontecer, apesar do que foi apurado, que por sinal não é tudo.