Covid: preocupações
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de novembro de 2022
Luiz Geraldo Mazza
De um lado temos um alerta na positividade dos testes em laboratórios e farmácias, como preocupação imediata, de outro a sugestão de quase 400 cientistas de 112 países definindo medidas para governos e gestores de saúde enfrentarem a pandemia. No país, os registros continuam em queda, com 16 óbitos em 24 horas e 4.573 contaminações entre quarta (2) e quinta (3), no Paraná 111 ocorrências e nenhuma morte. O alerta dos testes é visto por alguns como o risco de uma nova onda.
Resumo fraco
No Paraná, na questão do bloqueio das estradas o resumo é frágil: 66 multados, um preso, identificadas 381 lideranças, 189 B.O.s. Em escala nacional, a PF faz o levantamento a pedido do Ministério Público e entre as medidas está o enquadramento das empresas e a investigação do comportamento de diretor da Polícia Rodoviária Federal. No Paraná há um vídeo do comandante da PM falando em prevaricação no primeiro bloqueio parcial. O Ministério Público abre inquérito contra Nelson Piquet por sugerir a morte de Lula.
Porto
O terminal deu melhorada suficiente para que Paranaguá voltasse a receber navios de passageiros. A forma improvisada anterior era vergonhosa, com os turistas derrapando no terreno com restos de soja. Se vai exercer tal função deve cuidar no mínimo da aparência para não dar vexame como ocorria.
Queda
Venda de veículos teve queda de 6,7% em outubro em relação a setembro. Ao lado disso tínhamos o lucro dos bancos em R$ 138 bilhões em 12 meses até junho de 2022.
Incidentes
De novo incidentes no Colégio Santa Maria (em 1964 seus alunos atacaram a sucursal do jornal "Última Hora", que apoiava Jango), agora entre lulistas e a maioria de bolsonaristas. Violências comuns como a havida no centro da cidade contra a jornalista Magaléa Mazziotti agredida por estar com um símbolo petista.
Acordo e racha
Uma das primeiras questões da transição é a proposta da PEC que permita gasto extra para manter os R$ 600. Para os mais equilibrados é mau caminho furar o teto de gastos. É que ao lado disso, lá na frente, Lula deve rever ou revogar cerca de 401 atos de Bolsonaro, segundo uma análise. Um estudo do Instituto Talanoa reuniu mais de 140 mil ações na área ambiental, um dos focos mais sensíveis, inclusive com a ida de Lula a COP 27 no México, onde se retomará a posição tradicional do Brasil na questão climática. O nível de confiança é tal nessa área que alguns países voltarão às doações. Tem sido dado destaque a replantio de mangue na região justamente para evitar agressão destrutiva.
Maior do mundo
Rebeca Andrade, campeã mundial de ginástica na final individual geral em Liverpool, Inglaterra, ainda é finalista em mais três modalidades. Há mais dois brasileiros classificados. Rebeca precisava superar12.901 pontos e chegou a 14.400.
Natal
A primeira das 40 árvores natalinas que a prefeitura de Curitiba está implantando vai formando o cenário das festas que terão início ainda este mês e que atrairão, como sempre, muitos turistas à cidade. O lance principal, como sempre o show das crianças no Palácio Avenida. Nesses dias em Londrina festival de corais no Ouro Verde, e em Maringá uma promoção literária.
Residual
Havia na sexta (4) apenas resíduos dos bloqueios com manifestantes convencidos de que quebraram a cara, inclusive apelando nas portas dos quartéis pela intervenção militar. Agora o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que os chama de criminosos, quer vê-los processados pelos atos antidemocráticos e aberta tentativa de golpe.
Frustrações
Além da derrota eleitoral, o golpismo perdeu outra batalha com a CPI e projeto de criminalização de pesquisas que acertaram as tendências, que é para o que servem. E aqui no Paraná quem merece elogios é o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, que deu Lula 50,4%, Bolsonaro 49,6%.
Remoção
Facebook e Instagram removeram postagens pedindo golpe militar. Controladora das plataformas, a Meta reinterpretou suas diretrizes ante o conturbado cenário político. O YouTube não removeu tal tipo de conteúdo. Às vezes o que se pretende histórico não passa de histérico.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

