A aldeia global se firma na pandemia com a alta das infecções: a segunda onda leva França e Alemanha a lockdows pontuais, a Bolsa despenca, o dólar no espaço sideral. Quando havia 5 mil casos por dia, a infraestrutura francesa operava regularmente, hoje são 50 mil e há ainda o terror em Nice, ataque a facadas, como aqui temos desavenças entre os presidentes do Banco Central e o da Câmara Federal. O que influi mais no mercado é a questão maior. Entre terça e quarta houve 487 novos óbitos, detectadas 28.852 infecções em 24 horas, há 158.468 mortes e 5.469.755 casos. Mas há fatos positivos, como a revogação do decreto que explorava concessão de unidades básicas de saúde e o veto do STF, ministra Rosa Webber, ao ato do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, contra restingas e manguezais.

Cade aprovou

O Conselho de Administração e Defesa Econômica, Cade, aprovou o processo de privatização da Sercomtel na venda da empresa ao Fundo Bordeaux. O aval derradeiro é da Anatel. Torcida pela sobrevivência é forte.

Deformações

O WhatsApp sacou 256 contas por disparos em campanhas, o TSE apurou que 3.700 desempregados aparecem nas doações consumadas e foram escalados drones para o combate à boca de urna. E temos ainda os intermináveis casos de laranjice a pretexto das cotas femininas.

Aulas

O governador admite a retomada das aulas em novembro, mas em toda a Região Metropolitana de Curitiba há um pensamento comum: presenciais só em 2021.

Reação frágil

Embora frequente em debates doutrinários, a insistência nos colégios cívico-militares até agora mostrou fragilidade na reação. É verdade que a pandemia gera desmobilização e pelo jeito a ocupação das galerias no legislativo, o local de sempre, é inviável. Há, porém, muita gente a favor da iniciativa, o que indica que a APP Sindicato vai ter trabalho dobrado.

Arroz

Não há mais espaço para jogar arroz em casamentos, na pandemia o pacote de cinco quilos subiu 71%. É a referência mais forte da inflação, mas pesam ainda o óleo de soja e mormente a carne. A defesa do consumidor está processando os casos mais abusivos. Como disse o vereador de Curitiba, ao ser informado que tudo se devia à lei da oferta e da procura, "se estamos aqui para legislar, por que não a revogamos?".

Folclore

Se a droga encontrada nas partes íntimas de uma mulher foi considerada abusiva o suficiente para absolvê-la da condenação dos que levavam grana na cueca, como o vice-líder do governo, é discriminação de gênero.