Depois do jantar dos advogados das prerrogativas no encontro Lula e Geraldo Alckmin segue a costura: o ex-presidente entra em conversação com o PSB. Há, é claro, a disputa pelo governo paulista entre Fernando Haddad e Márcio França, em que um deles tem que desistir para viabilizar a aliança. Como se vê há problemas, embora até aqui a repercussão tenha sido das melhores. O fato é que a aproximação com um religioso como Alckmin, atribuem-no perfilar a Opus Dei, descola o petismo para o centro afastando um dos fatores de resistência.

Carreata

De repete uma carreata e que nada tem de político-partidária: é a dos inconformados com a demolição do autódromo de Pinhais em função de um negócio imobiliário e dos grandes.

A rotina

O número de casos e de óbitos no Paraná caiu mais de 80% desde o último pico da pandemia e em termos nacionais tivemos entre sábado e domingo 54 óbitos e 1.313 infecções em 24 horas. Uma câmara técnica do Ministério da Saúde já se pronunciou em acordo com a vacinação de crianças, mas Bolsonaro pressiona seu ministro à resistência e agora quer exigir receita médica para imunizar crianças, isso sem falar na autorização de pais e responsáveis. Sabe-se que a vacina contra a influenza só estará disponível em 2022.

Sinais

No domingo a movimentação das lojas em Curitiba e cidades de porte médio do Paraná foram bastante satisfatórias e de outro lado na semana de Natal há 10.159 vagas de emprego nas agências do trabalhador.

Tamoios

A nova Tamoios fará dobrar a velocidade na serra, mas só em março de 2022. Neste fim de ano, sobrecarregado com altas de 30 a 40% no tráfego, o motorista deve enfrentar a lentidão . A nova pista permitirá dobrar a velocidade dos atuais 40 km/h para 80 km/h para os que voltam do litoral norte de São Paulo. Feitos desse porte só se dão em São Paulo, daí a novela das esperas em obras de arte nas nossas rodovias.

O melhor

Apesar da roubalheira do mensalão seguida do petrolão, Lula é tido por 51% dos brasileiros como o melhor, enquanto Bolsonaro é o pior para 48%, conforme recente sondagem do Datafolha. Nos tempos áureos da Lava Jato, Lula já era tido como o melhor presidente por 35% e 40% dos brasileiros. Para 19% dos que se situam na faixa de renda mais alta (mais de 10 salários mínimos por mês) Bolsonaro é o "cara"´, o maior. Em terceiro com 4% empatam Fernando Henrique Cardoso e Getúlio Vargas.

O óbvio

A Polícia Federal informa ter encontrado altos níveis de contaminação por mercúrio nos rios amazônicos e isso se dá em meio a combate ao garimpo ilegal no Madeira.

Rodízio

Entre Natal e Ano Novo a Sanepar vai suspender provisoriamente o rodízio a que estamos condenados. Depois retornamos ao regime de escassez e enquadramento.

Imóveis distantes

O aumento da taxa básica de juros para frear a inflação gerou uma inesperada consequência: mais de dois milhões de famílias ficam impedidas de procurar financiamento imobiliário em 2022. Inverte-se com isso a tendência de alta das operações do tipo que nos últimos anos tiveram o custo da dívida reduzido. Somando a isso o peso da inflação em alta e o desemprego tem-se a dimensão da tragédia.

Folclore

O Paraná estará representado na sucessão presidencial pelo maringaense Sergio Moro, do Podemos, que aparece nas pesquisas em terceiro lugar tirando votos de Bolsonaro.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link