Poucos foram os sedimentos da Lava Jato que persistiram na vida nacional e isso é tão visível que o timbre da corrupção é forte até na pandemia nas picaretagens com importação de equipamentos e insumos terapêuticos. É evidente que os processos continuam, mas perderam muito de sua mística e, sobretudo, foram reduzidas as ações contra políticos, novamente na folga, como se percebe na força decisiva do centrão como fator decisivo nas pautas oficiais e antes abertamente rejeitado. De outro lado, a supervalorização da Vaza Jato deu força aos seus inimigos e também a opção de sua maior figura, o juiz Sergio Moro, ter aderido à política ao integrar o governo Bolsonaro acelerou o desgaste.

Evidente que a prioridade nacional é a Covid-19, todavia perceber que até ela está impregnada de elementos de corrupção soa como ironia e a sensação de batalha perdida.

Ataque ao STF

Além dos genéricos ataques ao STF nas mobilizações bolsonaristas, incluindo a do vídeo, Jair Bolsonaro valeu-se das redes sociais e da lei de abuso de autoridade para acusar Celso de Mello de suspeição, o que provocou reações de entidades de magistrados apontando-o como criminalizador da atividade judicial. Dias Toffoli, presidente do STF, aberto a negociações, está hospitalizado, posto que a suspeita do coronavírus se encontre afastada. Um elo da corrente da conciliação momentaneamente afastado.

Shoppings meio abertos

Com uma lista de restrições que reduzirão seu movimento em até 70%, houve a reabertura de shoppings na capital e em várias cidades. Cautelas sanitárias serão adotadas, mas se houver um recrudescimento de casos e mortes, como se deu em Londrina com a maior testagem e a um surto da Santa Casa, há risco de reversão, segundo o prefeito Marcelo Belinati, com o enrijecimento das medidas de distanciamento, caso se evidencie o colapso da rede sanitária.

Imagem negativa

A decisão do presidente Donald Trump que proíbe a entrada nos EUA de estrangeiros que tenham estado no Brasil nos últimos 14 dias dá bem a medida da nossa imagem, a despeito de toda subserviência diplomática, o que já vinha sendo anunciado. O Brasil está com medalha de prata nessa competição mórbida, a de ouro é dos EUA.

Covid-19 avança

Há atualmente 213 municípios paranaenses com casos da pandemia. O relevante a notar é o fato de que há pouco mais de um mês havia registro em 112 cidades. Corre-se o risco, admitido por autoridades sanitárias, da incidência da H1N1. Em Londrina houve confirmação de 272 casos da doença, quando na semana anterior houve 134, o que aumenta as cautelas.

Folclore

Um estudo (Icasei, plataforma de casamento e listagem de presentes) mostra que na pandemia houve apreciável queda de 61% nos casamentos, enquanto crescia o registro de agressões à mulher em verdadeira escalada em meio ao confinamento, que dificultava a adoção de medidas protetivas.