Há mais de cem vacinas para a Covid-19, mas três delas estão na frente, todas com vínculo com o Paraná: a chinesa, em conexão com o Instituto Butantan, a Oxford e a da associação Pfizer-BioNtech. Essa última dos EUA e com o informe de que Trump comprará toda produção. No meio disso tudo a excelente iniciativa de Ratinho Junior do repasse de R$ 100 milhões no orçamento de 2021, proposta em exame no legislativo, para a imunização dos paranaenses. O Brasil está no comando da pesquisa Oxford: o infectologista Pedro Folegatti, 34, encara o maior desafio de sua carreira de cientista.

Quanto à situação da pandemia, o Paraná nos cromos da pesquisa teria melhorado, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Sul afundaram. Mas apesar dos bons sinais, urge preparar-se até com o lockdown porque esse tipo de informação é volátil.

Um dos absurdos foi constatado pelo Tribunal de Contas da União no fato de a pasta da Saúde ter gasto apenas 29% da verba emergencial de R$ 38,9 bilhões para combate à pandemia.

Destaques

Um portal Ranking dos Políticos apontou o senador Oriovisto Guimarães como o melhor congressista do primeiro semestre e agora vários dos nossos aparecem entre "cabeças do Congresso" do Diap, dentre eles o senador Alvaro Dias e os deputados Enio Verri, Felipe Francischini, Gleise Hoffmann, Gustavo Fruet, Ricardo Barros e Rubens Bueno. Estão entre os cem mais influentes. Na lista de 150 aparece Luísa Canziani, londrinense e parlamentar de primeira viagem.

Demissões

A Renault havia anunciado a dispensa de 800 trabalhadores, mas até agora afastou 747 e a resposta sindicalista veio na hora com a greve, pois é mais fácil ir pra rua do que pegar o coronavírus.

Ironia

Marcelo Belinati sancionou o projeto que proíbe propagandas sonoras perto de igrejas, asilos e hospitais. Pois aqui em Curitiba um templo no Alto da rua XV fazia tanto barulho que perturbava o vizinho Dalton Trevisan, que fez, em forma de poema, uma sátira no Estadão.

Boas de volta

Na linguagem do jogo de bolinha de gude há o "boas de volta" que os lavajatistas celebram com as novas intervenções, entre as quais as que visaram os tucanos paulistas José Serra e Geraldo Alckmin. É a melhor resposta que podem dar pela reafirmação da causa.

De bomba a traque

Esperava-se uma bomba na proposta de reforma tributária do governo e o que se viu foi o estalido de um traque baiano.

Folclore

No meio da retração econômica uma notícia (dada por Ratinho Junior) boa: a Piracanjuba vai montar em São Jorge do Oeste a maior fábrica de queijo do Brasil apta a processar 600 mil litros de leite diariamente. Logo de saída uma resposta à recessão: nada menos de 300 empregos por via direta.