Ontem o primeiro registro de morte do coronavírus no Brasil integrante da faixa etária de maior risco, hipertenso, diabético. A mobilização no país é total e envolve os três entes federativos: municípios, estados e a União. A luta é desigual porque é no acompanhamento das medidas profiláticas que se busca a forma ideal de enfrentá-lo com os recursos disponíveis da ciência, lembrando o alerta do poeta espanhol: "caminhante: não há caminho, o caminho se faz ao caminhar". Se o pacote emergencial do ministério da Economia com injeção de R$ 147 bi no mercado é uma resposta imediata e cautelar aos efeitos danosos da pandemia temos aí a patologia em si impondo esse rumo, isso é o impactual, movimenta as ações de governo, que pega uma carona no desafio a enfrentar.

Anteontem presidentes da Câmara, Senado e STF, enquanto discutiam ações com o ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, ouviram deste a comparação do gesto do presidente com o do povo arregimentado na praia como expressões de desalinhamento. Além de competente, é, sobretudo, elegante

Água escassa

Vários dias de racionamento no uso da água em Curitiba obrigam os deputados na hora de discutir o estatuto da Agepar apurar bem o que se dá com a Sanepar e deixar clara a questão da demora na construção da barragem do Miringuava, que estará, segundo prognósticos, pronta apenas em 2021. Houve queda considerável nos reservatórios, o que justifica o corte do suprimento nesses dias em vários bairros da capital e em cidades da Grande Curitiba. Entidades de regulação foram criadas para a independência e como complemento de um agente indispensável em privatizações e parcerias público-privadas e tendo como um dos seus suportes a transparência, o que ficou a dever nos desvios havidos na gestão Beto Richa e levados à justiça.

Estocar, um risco

Muita gente, em meio à paranoia reinante, está estocando mercadorias com o receio de que faltem, e associações de supermercadistas já alertaram que não existe risco de carência. Nossa estrutura do setor é tecnologicamente avançada e com suas centrais de compras acompanha carga e descarga de mercadorias com máxima precisão.

O mal maior

Obviamente, a preocupação maior é com a pandemia, mas no Paraná, além de ter a maior casuística de febre amarela, temos ainda o sarampo e a epidemia de dengue com 52.652 casos alcançando 30% dos municípios, mormente do norte e noroeste. Desde julho de 2019 temos 37 mortes registradas. Na próxima semana deve ser ultrapassado o recorde de casos, que entre 2015 e 2016 chegaram a 56.300, com 61 mortes. No dia 21, 600 soldados do Exército e 60 integrantes da Defesa Civil farão mobilização em 60 cidades com maior número de casos.

Folclore

O mais redundante de todos os discursos é o do vereador de Paranaguá, Soriano, que fechou a oratória com um "viva a paz universal do mundo inteiro todo".