No momento em que o governo federal leva ao STF a questão da competência dos estados e municípios na adoção de medidas emergenciais, o governo estadual aumenta de 35 para 40 a abertura de atividades essenciais. No Paraná, não fosse a intervenção do Ministério Público, municípios do Oeste a partir de hoje estariam liberando o comércio, reivindicação não apenas da Amop e também de parte dos prefeitos da Amerios, inclusive o de Umuarama, Darlan Scalco, que preside a associação municipalista do Paraná.

Percebe-se que há uma ação gradual de redução dos rigores e é forte a capilaridade pelo estímulo à economia, o que oferece cobertura às demandas de Bolsonaro, a despeito do seu isolamento no próprio governo. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandeta, tem o aval não apenas de colegas de ministério como também do parlamento e do STF em favor dos rigores da quarentena.

Sucessão

Nem a emergência da pandemia impede que o frevo político ande e a sucessão em Curitiba vira uma imprudente prioridade com a aceitação do vice de Greca no PSD em prejuízo da liderança de Ney Leprevost. O tipo de máscara da política nada tem da sanitária.

Oposição suspira

Oposicionistas pedem a renúncia de Bolsonaro comandados pelos que perderam a eleição como Ciro Gomes, Fernando Haddad e Guilherme Boulos, documento assinado pelo Flavio Dino, governador do Maranhão, e o ex do Paraná, Roberto Requião. Além disso, um pedido de afastamento de Bolsonaro foi despachado pelo ministro Marco Aurélio Mello à Procuradoria Geral da República. Oposição encabulada tem pouco eco e espaço curto.

Deletando

Bolsonaro não discutiu as publicações suas deletadas pelo Twitter, Facebook e o Instagram, alegando que não o fazia por se tratar de empresa privada. Até na adversidade um suposto exercício de liberalismo, pelo menos na teoria. Na Inquisição também havia liberais.

Impotência

Uma das impotências dos opositores ao regime militar estava no fato de caricaturar a data do golpe, sugerindo que caíra no 1º de abril, dia da mentira. Aliás, a imprensa do Paraná nasce no 1º de abril de 1854, poucos meses depois da autonomia provincial.

A última grande vitória da Redentora foi a derrubada da emenda Dante Oliveira, que restabelecia as eleições diretas (valeu pelos comícios que varreram o país) e sua queda se configuraria na derrota de Mario Andreazza na convenção do partido oficial para Paulo Maluf e que criaria o PFL, uma dissidência, e elegeria Tancredo Neves.

Folclore

Quando do salão de Curitiba, que pretendia montar um museu de arte por iniciativa dos diários associados, chegou até nós parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo, dentre eles um quadro "A arlesiana" de Van Gogh exposto na Biblioteca Pública. Uma senhora da alta roda diante do quadro perguntou ao marido se Van Gogh era nome ou apelido. O poeta Fernando Pessoa, gozador, interveio para dizer que era apelido e que se tratava de Kirk Douglas, que no cinema fizera o papel do pintor atormentado.