O esvaziamento estrutural da economia ameaça cidades. Taubaté, SP, perdeu a Ford e agora a unidade de celulares da LG. Aqui no Paraná a ameaça ronda São Mateus do Sul com a possível perda da unidade da Petrobras do xisto, geradora de 45% do ICMS e 50% do ISS e mais de mil empregos. No momento há atraso de pagamento de royalties à cidade, ao Paraná e à União de R$ 1 bilhão e a estatal ameaça, há muito tempo, fechar e pede acordo. Em Araucária, onde está fincada a refinaria, houve problema semelhante com a unidade fabril de fertilizantes nitrogenados dada como antieconômica que mobilizou sindicatos e originou greve.

Tivemos em Londrina o caso da Sercomtel, que para capitalizá-la a Copel adquiriu 45% das ações e depois de ameaças sobrevive com um leilão e nova direção. Em todos os exemplos há esforço da comunidade pelo salvamento das empresas. Quando do rush das montadoras acabamos perdendo uma delas e a cada crise no setor há o temor como o delicadíssimo de São Mateus do Sul, cuja Superintendência do Xisto registra lucro anual de R$ 200 milhões ao ano que pode ser inócuo para a escala da Petrobras.

Escalonamento

Esforços são feitos no sentido de evitar aglomerações com reescalonamento de horários para início e encerramento de atividades, como fez Londrina ou Curitiba, que depois das restrições liberou o futebol e ampliou o horário do comércio, ingressando na etapa laranja, enquanto a prefeitura firmava contrato emergencial com 613 enfermeiros e técnicos. Constatou-se que em 2021 a Covid-19 matou mais jovens e adultos do que no ano passado inteiro. Registramos 580 casos, 33 mortes, e em Londrina 176 infectados e 10 óbitos. No Brasil, 3.459 mortes, o que elevou o total a 362.180 num painel com 13,7 milhões de casos e 75.998 novas infecções detectadas em 24 horas. Uma notícia boa: devem chegar por esses dias os insumos da China para 5 milhões de doses no Butantan.

CPI

O STF emplacou a CPI da pandemia por 10 votos a um e percebe-se que matérias não conflitivas, por maior que seja a complexidade, facilitam o consenso. Ontem o tema foi mais contundente em relação à questão arguida por Edson Fachin no processo da Lava Jato, anulando condenações como a de Lula. Surpreendeu o fato de até Kassio Nunes Marques, tido como aliado bolsonarista, endossar a maioria. Na verdade, todos os presidentes tiveram que se conformar com as decisões dos ministros que indicaram, como se viu na Lava Jato.

Reação

Todos os esforços serão feitos pelo governo para evitar que parlamentares críticos como Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros ocupem postos na CPI. O fato é que a técnica de deixar passar o tempo - como no caso da interferência na PF e na qual o presidente é investigado - talvez não prevaleça nessa mais recente ofensiva e sentenciosa da oposição.

Greve

Metroviáros e motoristas e cobradores querem prioridade na vacinação e por esse objetivo ameaçam greve em São Paulo.

Folclore

O infectologista Ivanildo de Oliveira chamou de experimento mengeliano (alusão ao médico nazista) as ações preventivas empregadas na pandemia.