Cenário pesado
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de dezembro de 2021
null
No balanço do que é permanente ou provisório é que se mede o peso do que condicionará a situação brasileira e que afetará a posição do presidente da República no processo eleitoral. Ontem, por exemplo, o IBGE mostrou a queda da taxa de desemprego: está agora em 12,6% o que não oculta o fato de que permanecem 13,5 milhões sem vagas e ainda uma taxa elevada de informais. O positivo é, cada vez mais, tênue e o negativo mais assustador mesmo no cenário da pandemia com quedas de óbitos e casos, mas temores novos como o da variante Ômicron.
Ainda sobre empregos tivemos uma queda na renda média do trabalhador de 4%, a maior registrada desde 2012.
Front
Situação mais recente da Covid: no Brasil 98 mortes e 3.843 casos em 24 horas, no Paraná 13 óbitos e 641 casos, em Curitiba um óbito e 52 casos. Noticiou-se que a variante já estava na Europa antes de manifestar-se na África. Dez capitais já descartaram o réveillon e carnaval, Rio e São Paulo resistem, mas admitem a hipótese do cancelamento. As visões sobre o problema são conflituosas e Paranaguá e Antonina negam as festas mas Guaratuba e Matinhos as sustentam.
Injeção
Ontem tivemos apreciável injeção de recursos com o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O peso do endividamento das famílias projeta o uso de parte ou do todo para esse fim. Há porém muitas empresas, nessa hora, que se encontram impedidas de pagar o benefício.
Profis
Tanto órgãos subnacionais, como estados e municípios, e por vezes a própria União (em outubro houve recorde de arrecadação que chegou perto de R$ 36 bilhões) valem-se de estímulos como o do Profis para recuperar créditos fiscais. O governo paranaense vai adotá-lo com descontos elevados de até 80% como fez até ontem o município de Londrina onde houve 51 mil adesões ao programa.
Toda cidade
O Natal curitibano se aperfeiçoa a tal ponto que o celebra em pontos diversos da cidade: ontem, por exemplo, houve concerto no Jardim Botânico e espetáculo artístico em Santa Felicidade justamente no Madalosso, um do seus maiores restaurantes. É a adesão consolidada da iniciativa privada no processo de apoio também ao turismo que cresce muito nessa época do ano.
Enfim filiado
Em sua carreira política Bolsonaro já integrou nove partidos, o último deles o PL, Partido Liberal, que aposta no proselitismo daí resultante.
Matérias encardidas como a do orçamento secreto levaram o governo a apostar na Câmara e no Senado no enfrentamento do veto bem formulado do Poder Judiciário. A vitória na Câmara foi arrasadora, no Senado deve ser menor, mas é possível o choque com o Judiciário, caso venha a sustentar a posição adotada que fulminou o intento do governo por oito a dois.
Aumento de 3%
Ratinho Júnior assinou o ato que concede 3% de reajuste aos servidores públicos que há anos vivem sob congelamento, ainda que recebendo os valores da promoção e progressão. O Fórum Sindical deve colocar a questão da reposição em mais de 20% e que sabidamente o governo não tem como assegurar.
Divórcios
Com a média de um divórcio por hora, o Paraná aparece em segundo lugar no ranking brasileiro dessa pendência.
Folclore
Uma das características do governo Bolsonaro é a discordância de linha doutrinária pelos setores técnicos: agora são os pesquisadores do Capes (do setor de pós-graduação do Ministério de Educação) que se articulam em renúncia coletiva alegando pressões para abertura de novos cursos, aprovação de ofertas a distância e descaso quanto à liderança da instituição na avaliação dos programas. O governo vive em choque com a ciência em variados campos de atuação e parece não estar nem aí para o problema.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA!