A falta de equilíbrio nas bancadas do legislativo transformou uma causa comum, a vigilância sobre a próxima contratação do pedágio, num tema para testar o legislativo na integridade. É a razão fundamental para que a oportunidade seja eficaz, já que os compromissados se obrigam a agir em plena liberdade, oxigênio que falta nessas relações. No ocorrido com nossas rodovias, especialmente as submetidas ao pedágio, houve tanta anomalia que acabou também na Lava Jato, num comprometimento de órgãos como a controladoria e a Agepar.

Se há esse compromisso na frente parlamentar, há um alerta para que os órgãos de governo se posicionem de forma clara pela eficiência do sistema e a inexistência de desvios como aqueles que levaram o governador à cadeia e se encontram ainda sob processamento. Detalhe: em agosto nas pedagiadas houve crescimento do tráfego de 12%.

Esquentou

A eleição nos dois maiores centros urbanos - Curitiba e Londrina - tende a ser disputadíssima. Na capital quase se repete o episódio da primeira eleição, em 1954, pela variedade de candidatos, apesar da força aparente do postulante oficial. Francischini tende a fazer papel semelhante ao de Filipe Barros, deputado federal, em Londrina pelo fato de ambos terem identificação muito forte, em termos ideológicos e programáticos, com Bolsonaro. Marcelo Belinati tenta a reeleição, mostrando obras, como Greca na capital tem mais do que isso a explorar, até por sua trajetória histórica, inclusive de ministro. Há um problema com a mediação do Ministério Público Federal pretendendo o afastamento de Boca Aberta, que vai explorar a perseguição, como é do seu estilo. O candidato governista Tiago Amaral não tem as condições de Rafael Greca na capital, mas é relevante a corrente partidária que o apoia e também a benção de Ratinho Junior. Esvaziado, o MDB concorre com o delegado Misuta em Londrina e, mais uma vez, com João Arruda em Curitiba. A atomização partidária, que alterou o cenário, será profundamente testada. O PDT, esquerda com filtro, concorre com Goura na capital e com o ex-prefeito Barbosa Neto em Londrina.

Reciclagem

Uma Ong está distribuindo brinquedos feitos de plástico retirado dos oceanos, um feito em termos de reciclagem.

Escolas

Persiste a indefinição da reabertura das escolas. Na capital houve flexibilização no caso das atividades extracurriculares na rede privada, seguida de endurecimento. Em São Paulo, fica para novembro a decisão. A pandemia causou a transferência da rede privada para a pública em 88,2%.

Folclore

A ligação rodoviária com Guaraqueçaba não pode receber o asfalto por efeitos ambientais devastadores. No auge das gestões do neysmo, da qual um dos maiores operadores foi o engenheiro Saul Raiz, anunciou-se a integração daquela área como a "rodovia dos caranguejos".