No mesmo dia em que 13 mil remédios subiram de preço em 10,89%, os táxis de Curitiba foram reajustados em 29,6%, e se apurava que nas feiras houve alta de 325%. É o fato de lembrar que há mais fracos e oprimidos do que frascos e comprimidos. Isso tudo apesar do dólar a R$ 4,68. Cresce também em março, segundo a Confederação Nacional do Comércio, o endividamento familiar.

PSDB dividido

A cúpula do PSDB é contra João Doria e estimula Eduardo Leite a habilitar-se. O show não fortalece nem o partido e nem os candidatos e fica difícil saber o que é real ou dissimulado, tanto aí como no caso da saída de Sergio Moro do Podemos para o União Brasil. E apesar desse distanciamento da realidade ainda se busca o combate a fake news.

Covid

Em Curitiba casos de Covid caem de 7.204 pra 639 de fevereiro para março. Entre quarta e quinta-feira houve 298 óbitos no país e 33.653 infecções, Curitiba com uma morte e 114 casos.

Jogo de braço

O STF deu cobertura majoritária à postura do ministro Alexandre de Moraes no caso do deputado Daniel Silveira, que armou um show para negar-se a botar a tornozeleira eletrônica, mas acabou fazendo o ritual na Polícia Federal. Bolsonaro defendeu a ditadura e sugeriu solidariedade ao parlamentar, enquanto atacava ministros da Corte. Democracia sem riscos não existe, mas o que ocorre no Brasil escapa a qualquer limite. Essa dureza não impede que os servidores do Banco Central e da Corregedoria Geral da União se organizem para a greve ou operação-padrão.

Trote

Novamente cenas de sadomasoquismo no trote universitário da Federal, com 25 feridos em queimaduras. Quatro dos promotores da "recepção" foram presos. Em 1950, quando entrei na Universidade, no curso de Direito, o trote havia sido abolido porque um calouro lançado no repuxo da praça acabou morrendo em função de tuberculose galopante. Décadas depois voltou.

Balanço

Indústria teve alta de 0,7% em fevereiro, persiste bem inferior aos números da pré-pandemia. Só oito segmentos escaparam da recessão.

Planos coagem

Pesquisa da Associação Médica Brasileira mostra que 53% dos médicos são coagidos e pressionados pelos planos de saúde por tratamentos. Além de tudo sofrem pressão para não internar pacientes e adiantar altas. A sondagem foi feita com 3.043 médicos de todas as regiões do país de forma on-line entre fevereiro e março. A Associação Brasileira de Planos de Saúde contestou e diz que defende a autonomia médica no diagnóstico e tratamento de doenças. Os Procons só registram casos de pacientes, raramente de médicos.

Ciclo

Medidas estruturais começam a ser tomadas pelo governo estadual, dentre elas a questão da ponte sobre a baia de Guaratuba e o projeto ferroviário de complementação da Ferroeste contra o qual ambientalistas estão se manifestando a despeito das alegadas cautelas pelo governo e seus técnicos.

Rodízio

O fim do rodízio de água, ontem, em Colombo, foi festejado, tal o tempo havido com o racionamento. Há outros pontos da Grande Curitiba ainda sob restrições.

Folclore

Como crescem as dúvidas em relação a candidaturas como as de Sergio Moro e João Doria tudo tende a aumentar a polarização entre Lula e Bolsonaro e até sepultar de vez a tal de terceira via. No momento os polarizadores procuram ver com qual deles ficarão esses votos, se é que não partirão para o abstencionismo, que tende a ser mais numeroso que a terceira via.