O STF derrubou, por 9 a 2, o marco temporal da terra indígena. Os único votos favoráveis foram dos indicados por Bolsonaro, os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

O golpe

Bolsonaro articulou golpe com a cúpula militar. A denúncia é do seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid á PF. A aliança, pelo jeito, se esgotou.

Agressões

Gleisi Hoffmann atacou rudemente as cortes eleitorais, isso na sequência dos debates sobre a PEC da anistia bilionária tramada por deputados. Alexandre de Moraes, ministro do STF, argumentou que as cortes eleitorais continuarão combatendo forças que não acreditam no Estado democrático de Direito.

LEIA TAMBÉM:

Sinal de oposição

Aborto

O STF começou a julgar na sexta-feira (22) um caso de aborto até 12 semanas. A descriminalização pretendida é de uma ação em andamento, e esse caso, como o da maconha, botou o Senado em conflito com a Corte. Na verdade o STF não tem como impedir o trâmite desse tipo de questionamento.

Ajuda da Itaipu

A Itaipu expandiu projetos socioambientais e de infraestrutura de 55 para 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, estados em que Lula está fraco, levando o dispêndio a perto de R$ 1 bi. Itaipu argumenta que o uso das verbas segue diretriz nacional.

Arrecadação

Pelo terceiro mês consecutivo a arrecadação federal cai e em agosto a queda foi de 4,14% ante o mesmo mês do ano passado. Acendeu o alerta à equipe econômica.

Guerra intestina

O advogado-geral da União, Jorge Messias, expõe críticas a Flavio Dino, e resiste agora à ideia de ir para a Justiça.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA