Em setembro a inflação foi menor, bem menor, do que o esperado e ficou em 0,26%. Ânimo no BC pela continuidade dos cortes percentuais. Até brinquedo subiu menos no dia da criança.

Turbinando

Governo tenta turbinar rádios comunitárias e abre forte disputa com os evangélicos, quase sempre mais organizados. Radiodifusão comercial se vê ameaçada e vai à justiça.

Conflitos

Um relatório documenta que os primeiros meses de Lula mostraram aumento nos conflitos no campo, apesar da pouca consideração por parte da CPI.

Julgamento

Defesa de Bolsonaro viu “rito anômalo” no primeiro dia de julgamento no TSE. Era esperada carga mais leve que as anteriores.

LEIA TAMBÉM:

Reação

ONU reage

A ONU viu crimes de guerra no ataque do Hamas e no cerco total “à faixa de Gaza”. Zé Dirceu viu contradição na condenação de Lula ao terrorismo do Hamas. Por sinal que o Brasil voltou ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Argentina

Crise cambial na Argentina com o dólar superando mil pesos em cima do processo eleitoral.

Tropeços

O Fundo Monetário Internacional prevê tropeços para a economia global: mantém previsão de crescimento mundial de 3%, mas projeta PIB menor para a China e a zona do euro. Campos Neto, presidente do BC, alerta para ruptura nos mercados e prega esforço fiscal mundial.

Analfabetismo cresce

Dobrou o número de crianças de 7 a 9 anos analfabetas após a pandemia. Análise da Unicef aponta que 31,9 milhões de crianças e adolescentes estão privados de algum direito.

Ensino

Ensino a distância já soma dois terços dos novos universitários e isso alarma o Ministério da Educação, que promete intervir.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA