Queda do emprego quase imperceptível no trimestre encerrado em outubro: taxa é de 12,1%, o que equivale a 12,906 milhões fora do mercado. Há queda sensível na média salarial e cresce significativamente a presença de informais. De qualquer modo é um sinal que bem pode caracterizar uma tendência. Some-se ao quadro a contratação em escala de provisórios em função das festas.

Recuo

Embora insistindo na consulta ao povo e contando com a reação de Bolsonaro de que não vacinará a filha, há recuo oficial já que se anuncia para janeiro a imunização das crianças. São Paulo já providenciou 4,5 milhões de carteirinhas. O Hospital Pequeno Príncipe, o maior do país, intervém na causa vacinal relatando alta de 233% casos de Covid nas crianças. O mundo registrou um recorde: mais de um milhão de casos de Covid num só dia. Aumento de casos em Minas Gerais, provável resposta das aglomerações de mais de 60 mil pessoas nos jogos do Atlético e nas comemorações. No retorno do feriado no Paraná houve lotação de umidades de saúde e UPAs.

Pressa

O setor empresarial que depende da desoneração da folha está inquieto e pede a sanção da matéria para o quanto antes e amaciar afinal a situação do mercado de trabalho ainda sob forte tensão.

Carestia

Já se capta tendência para aumento da carestia com os juros atingindo índices inesperados em função da luta contra a inflação. Além dos combustíveis, ora neutralizados, já sabemos das altas de IPVA, IPTU e também de 30% em materiais escolares. O etanol teve queda apreciável em 18 estados.

Tensão

Há muita expectativa nos meios jurídicos quanto à inércia da Procuradoria Geral da República em relação ao presidente Bolsonaro e que agora com a decisão do STF de mandar o caso da prensa contra os quadros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ameaçados de retaliação, gera tensão por sua conduta de omissão deixando de operar como instituição de Estado e não do governo.

Repasses

O governo estadual transferiu aos municípios em 11 meses a importância de 9,1 bilhões. Recuperação de receitas com Profis tem sido uma das armas como se deu com Londrina que obteve R$ 83 milhões, 72% maior do que o programado e evidência das boas relações do contribuinte com o governo.

Vingança

Reclamam os políticos que Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, é o principal aliado do bolsonarismo, mas não se empenha em causas estruturantes como a da reforma tributária e não faz andar a pauta da vingança contra a Lava Jato. Isso não tem impedido a desagregação do fluxo punitivo que ganha espaço na sucessão com a pré-candidatura de Sergio Moro e de alguns feitos como a recuperação de R$ 6 bi pela Petrobras.

Anticomunismo

O anticomunismo volta a ter força, quase como nos tempos da guerra fria, no processo eleitoral e isso foi demonstrado pelo Datafolha que mostrou que 44% da população vê risco de o país se tornar comunista dependendo do resultado eleitoral. Essa fantasia paranoica favorece a direita de um modo geral e em especial a bolsonarista que já se elegeu em base no mesmo raciocínio. A esquerda é quem tem que acautelar-se, embora a distância sideral do objetivo imaginado. Endireitar ou rumar para o centro podem ser alternativas. Ou abrandar-se com soluções como a aliança com Alckmin. É senhora chateação. Ignorar o fato, como alguns pretendem, não é boa solução. Se Lula continuar badalando Cuba, Nicarágua e Venezuela a coisa pega naturalmente.

Folclore

Embora haja motivos reais para greves de servidores federais, como os decorrentes dos privilégios concedidos a policiais federais, a detonação do movimento tem dificuldades operacionais notórias. Há alternativas como as encontradas pelo estamento da Receita Federal que por si só ameaça o equilíbrio do sistema. A ideia de uma paralisação de dois dias é uma das propostas em exame pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado.