Busca da razão
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
Luiz Geraldo Mazza
O preço dos combustíveis subiu cinco vezes mais que a inflação no governo Bolsonaro. Mais um que delira: Arthur Lira, presidente da Câmara, diz ao Valor Econômico que o ministro Paulo Guedes, da Economia, deve submeter-se ao Chefe da Casa Civil. Hierarquia levemente subvertida.
Pandemia
Mortes (Covid) triplicaram no Paraná no início de 2022, com incidência alta em idosos e não vacinados. No Brasil entre domingo e segunda 58.100 casos e 464 mortos, Paraná com 37 óbitos (de 17 a 98 anos), Curitiba 1.416 infecções e oito óbitos. Paraná vacinou 40% das crianças num mês. Na primeira semana de aulas presenciais, 1.947 casos de contaminação na rede estadual. Rede municipal voltou com aulas 100% presenciais. Uma preocupação: procura por testes cai 50%. STF (Lewandowski) proíbe ministra Damares de abrir Disque 100 a antivacina, a pasta havia posto canal à disposição para denúncia contra a obrigatoriedade. Das 78 pessoas que morreram em Londrina, 64% não haviam se vacinado ou estavam com esquema incompleto.
Martelando
Antes de ir para a Rússia, Bolsonaro voltou a atacar as urnas eleitorais com alegado testemunho de militares. Ataques ao TSE continuaram. É visível que perdurará até o desfecho da eleição. O STF deu prazo à Procuradoria da República para os questionamentos da Polícia Federal sobre Bolsonaro.
Devolução
O calendário de devolução de aportes feitos pelo Tesouro Nacional nas gestões do PT, tidos como irregulares pelo TCU, segundo o BNDES, traria prejuízo à instituição e quer renegociar. A equipe econômica aponta que isso imporia prejuízo de R$ 13,4 bilhões sobre o erário até 2040. Dilação de prazo coloca em dúvida o plano de abater a dívida pública.
Reviravolta
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, em reviravolta está anunciando a disposição de candidatar-se à reeleição, o que foi revelado num evento do PSDB em Porto Alegre no último sábado. A disposição surpreendeu seus próprios aliados e, de forma geral, não agradou. Afinal, todos se lembram de sua disputa com João Doria na convenção do tucanato para a presidência.
Lucro
O Banco do Brasil, que já foi listado como privatizável, vai bem, obrigado: no quarto trimestre obteve um lucro líquido de R$ 5,9 bilhões.
Federação ou aliança
Quando a federação não emplacar pode se fazer aliança. É o que faz Luciano Bivar, do União Brasil, em relação aos entendimentos com o MDB. E no meio dessas articulações cresce vigorosamente a candidatura da senadora Simone Tebet. Ela busca explorar também o racha no PSDB paulista, em prejuízo de João Doria, para conquistar espaços entre tucanos.
Entusiasmo
A decisão de Bolsonaro de ir à Rússia, em meio à crise com a Ucrânia, gerou tal entusiasmo em seus aliados que um dos ministros postou nas redes sociais uma capa de revista com o presidente como Nobel da Paz. O foco da sua presença será ativar negócios entre os quais o dos defensivos químicos, dos quais o país é um dos maiores do mundo. É tido como inevitável referência ao conflito, mais diplomático que militar. Por sinal que o ingresso da Ucrânia na Otan nada tem de razoabilidade, igual às estocadas dos americanos na base de ameaças à defesa de contestadores da China em Taipei ou Hong Kong.
Corrida
Uma corrida espetacular ao site do dinheiro esquecido nos bancos é a maratona do momento. O BC criou calendário de liberações para descobrir o valor e pedir transferência. Mais de 37 milhões vão se habilitar e já há alertamentos contra golpes, uma de nossas vocações.
Folclore
Uma comitiva luminosa, composta pelos Chefes da Casa Civil e da AGU e mais os presidentes da Câmara Federal e do Senado, fará uma consulta formal ao TSE para esclarecer se é possível reduzir o preço do combustível sem ofender a legislação eleitoral.

