O maior fator de resistência para o fluir da economia está no fato de 79% das famílias se encontrarem endividadas, num recorde de inadimplência. Aqui no Paraná o Procon montou um mutirão justamente para recuperar endividados, o que se dá em escala nacional. Essa recuperação é básica para a retomada do consumo.

Curitiba & luxo

Segundo o IPC Maps 2022 , a capital paranaense está listada como uma da mais fortes do chamado consumo de luxo. Dá para percebê-lo na movimentação dos seus shoppings e na cadeia de lojas sofisticadas.

Pesquisa

Cada vez mais amostragens revelam que haverá segundo turno, seja pela proximidade entre os dois polarizadores e o crescimento das candidaturas alternativas: o BTC-FSB registrou Lula 42%, Bolsonaro 34%, Ciro 8%, Simone 6% E com o veto a Roberto Jefferson o PTB lança o padre Kelmon.

Mais baixa

Para facilitar a baixa nos combustíveis, a OPEP corta 100 mil barris na produção diária. Redução da oferta faz o petróleo baixar de preço, o que parece adequado à conjuntura e conveniente à estratégia brasileira

"Sebos" reagem

Depois de dois anos de acentuado baque com a pandemia, os "sebos" - livraria de usados - voltam a se reerguer.

Covid no esgoto

Uma rotina marca a pandemia: a observação da qualidade da água dos esgotos se contaminada pela Covid. Nos esgotos de Curitiba se mantém presente.

LEIA TAMBÉM:

Cheiro, gosto e cor
Maniqueísmo eleitoral

Identidade

Valendo-se de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a prefeitura de Salvador investe R$ 15 milhões para valorizar identidade negra com afroturismo. O projeto é ambicioso e visa fomentar atividades culturais, religiosas, artísticas e econômicas.

Alimentação

A comida brasileira é ainda saudável, mas é cada vez mais forte a presença de ultraprocessados. Alimentos in natura encarecem em meio à pandemia e fenômenos climáticos adversos. Há, como se sabe, aquele alertamento de que itens muito industrializados se associam ao câncer.

Chile

A rejeição à nova Carta Constitucional do Chile por mais de 62,5% dos votos é uma fragorosa derrota para o governo de Gabriel Boric. O texto visa substituir a Constituição atual, que vem da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). O país entra em incerteza ante o inesperado resultado.

Mínimo profissional

O STF, através do ministro Luis Roberto Barroso, concedeu liminar que suspende efeitos da nova lei do piso da enfermagem por não indicar a fonte de custeio. Presidentes da Câmara Federal do Senado protestaram. Enfermeiros prometem greve. O piso é fixado em R$ 4.750 e isso se dá no momento em que o pessoal da enfermagem teve comportamento heroico na pandemia.

Bancos

Os bancos não abrirão nos dias 7 e 8 de Setembro. Por sinal que são esperados na celebração da independência tanto exaltação à democracia como ao golpismo, como se deu no ano passado.

Projeções

Há um segmento de especialistas, que destoam do consenso, admitindo o controle das contas em 2023 e o país ir a um crescimento de 2,5% se o futuro governo não usar licença para gastar.

Os da rua

No Paraná a inscrição de moradores de rua no CadÚnico cresceu 24%, isso em apenas quatro meses conforme levantamento da Defensoria Pública, que cobra ações mais efetivas para essa faixa da população. A falta de um censo específico torna impossível um planejamento mínimo na área.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1