Dos conflitos no Oriente Médio este é o que mais coloca o Brasil numa posição de engajamento não apenas pelo repatriamento dos nossos que estão no cenário de guerra, mas pela condição de integrarmos o Conselho de Segurança da ONU e além dele figurarmos em outro Conselho, o de Direitos Humanos. A histórica adesão à criação do Estado de Israel, de que tratou o chanceler Osvaldo Aranha em discurso na ONU, não nos distancia de lutar pela criação de outro pró-palestinos. E essa afinidade, tantas vezes declarada, nos obriga a ver os abusos cometidos quer pelo ataque terrorista do Hamas e a resposta com o cerco de Gaza, em quem observadores internacionais viram sinais expressivos de crime de guerra.

Temos um papel a cumprir e nele pode pintar a mediação do Egito e da Jordânia para criar corredores humanitários, troca de presos, e até um possível cessar fogo . A leitura dos fatos não pode ficar aos cuidados da paixão das redes sociais, onde a falsidade é o delírio dos fanáticos.

Contas

Contas de água e luz, e gás, lideram a inadimplência em seis estados: Acre, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e São Paulo. Metade da população tem o nome negativado em banco de dados do Serasa. O governo continua apostando no Desenrola e crê que a última etapa do programa tire até 32,3 milhões de pessoas da lista de negativos.

Escritórios

Com a baixa da pandemia há o retorno aos escritórios e com isso se testa o “QI” dos prédios tidos como inteligentes. Monitorar andares ajuda a calibrar o uso de energia.

Estado maior

A concepção do grande Estado está de volta pelo mundo, a dúvida é como bancá-lo. Países veem essa hipertrofia nos gastos com defesa, assistência social e transição verde e a consequência inevitável é o aumento dos impostos.

Ausência

A não presença de figuras do governo federal em Aparecida estaria revelando afastamento de católicos e opção por outras e mostra o governador de São Paulo no templo da padroeira.

Metrô

Protestos de servidores públicos voltam a parar o metrô de São Paulo: na agenda a privatização.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina