Ao lado da queda do desemprego, que cortou uma sequência sinistra, há o registro de redução de 4% nos gastos na feira, e o mercado financeiro projeta inflação de 7,15% até o fim do ano, o segmento industrial cresceu 0,4% em julho e continua abaixo da pré-pandemia. Houve também crescimento da venda de veículos com a comercialização de 182 mil unidades, alta de 2,2% sobre junho e a queda de preço da carne de porco em 12 meses que tende a estabilizar-se no consumo interno ante o declínio nas exportações. Espera-se pressão inflacionária muito maior em 2023 e isso eleva estimativa para Selic a 11%.

Ofensiva

Logo depois do anúncio de ter matado Zawahiri, líder da Al Qaeda, a ida de Nancy Pelosi, presidente da Câmara Federal norte-americana a Taiwan, na China, é olhada pelos chineses como provocação, para a qual dará resposta militar. A Rússia já se solidarizou com os chineses. Na guerra, como nas conturbações que por vezes a antecedem, há mais papo furado do que "furo". Para manter o clima, o secretário da ONU, Antônio Guterres, afirma que "a humanidade está a um mal-entendido, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear".

Front

Há 15 dias temos o registro mínimo de 200 mortes por Covid-19 e entre domingo e segunda houve 214 óbitos e mais 25.449 infecções em 24 horas, no Paraná 529 casos e duas mortes. Quanto à varíola dos macacos, há recomendação da Saúde para que grávidas usem máscaras.

Haja manifestos

Além das toxinas que anuviam o ambiente político, temos agora ao lado da luta verbal a dos manifestos com um da turma do governo com 699 mil nomes em 4 dias de coleta. Até nisso há competição estatística. A Fiesp quer que Bolsonaro assine o seu manifesto pró-democracia. O manifesto, como lecionava Chacrinha, é mais pra confundir do que esclarecer. Democracia da boca pra fora dá nisso mesmo.

Trabalho

Um mutirão para 500 empregos a deficientes era montado ontem em dependência municipal no bairro Cristo Rei, em Curitiba, e em Pinhais, na região metropolitana, havia um concurso com salários de até R$ 13 mil.

Remédio

A disposição em bloquear o orçamento secreto pode levar o governo a perder os espaços que vem conquistando no Congresso. Como se vê, veneno é remédio para certas alianças como as do centrão.

LEIA TAMBÉM:

Crise vacinal
Sem novidade

Auxílio

O auxílio de R$ 600 é insuficiente, como apurou o Datafolha, para 56% dos beneficiários. E para a maioria, 61%, a medida é meramente eleitoreira. Dá cada vez mais a impressão de que as pesquisas buscam o óbvio na sua versão ululante, conforme Nelson Rodrigues.

Não cola

Essa estória da importação de lixo, como foi contada, não cola. O tom final - esse do recuo da maioria legislativa - é patético, mas no sentido de patetas. Como é que uma coisa tão sórdida não foi captada pelos legisladores e como é que o governador se saiu nessa? E como é que se deu a trava jurídica, regimental naturalmente, que refez o veto para então reaprová-lo? Por sinal que é preciso ver como estão funcionando os nossos aterros., inclusive esse de Fazenda Rio Grande que mostrou falhas na compactação e vulnerabilidade à infiltração de água. Outra coisa: a esmagadora maioria dos lixões no Brasil é assentada em áreas protegidas, o que já surge como desmoralização do sistema.

Dobradinha feminil

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) será a vice de Simone Tebet, MDB. Outro presidenciável será Roberto Jefferson pelo PTB e ainda em prisão domiciliar. Já Tasso Jereissati, cogitado para vice de Tebet, decidiu apoiar Ciro Gomes, e Luciano Bivar quer agora embarcar com uma mulher para presidente.

Vitória de Kassio

No jogo de braço entre os ministros Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques, a nomeação de Messod Azulay e Paulo Sergio Domingues para o STJ foi uma vitória do nomeado por Bolsonaro.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1