Restabelece-se a perspectiva de crise entre poderes se a articulação do bolsonarismo de raiz com o centrão para livrar Daniel Silveira da cassação emplacar. A descompressão obtida com sua prisão confirmada na Câmara, depois da votação unânime no STF, se esvai e voltamos ao beco sem saída. As primeiras cenas da Comissão de Ética, que aprecia o caso e o da deputada Flordelis, acusada de mandar matar o marido, parecem reproduzir a questão da culpa tanto num caso como no outro. É o front da primeira parte do processo, já que as coisas se decidirão na votação parlamentar, onde se desenvolve o esforço em favor de Silveira.

A derrota provisória motivou a resistência dos que podem restabelecer o impasse. No meio do panorama cinzento, o ministro Dias Toffoli afirma que há financiamento externo nos atos antidemocráticos e fake news para agredir instituições brasileiras.

Reação

Forte, para dizer o mínimo, a reação ao cancelamento do concurso da polícia civil. No governo estadual até se cogita de processar a UFPR (agora cuida de adiar o vestibular) e no âmbito político pode haver até uma CPI. Prejuízos imensos e o objetivo de evitar a contaminação se manteve com as arregimentações que provocou. O Procon se abriu para que os prejudicados pleiteassem reembolso das perdas. E a hora é apropriada às radicalizações como o chio do líder do governo estadual, que viu em tudo uma sabotagem.

Restrições

O avanço da pandemia e com seus reflexos nas UTIS saturadas em quase todo país leva à adoção máxima de medidas restritivas, como se dá em São Paulo com o maior número de pacientes hospitalizados desde o início da eclosão dos acontecimentos no ano passado. A credenciação da Pfizer, a primeira no país, pela Anvisa e a chegada de 2 milhões na Fiocruz de doses de Oxford marcam fatos positivos numa situação de descalabro. O exemplo do Reino Unido, que registrou queda de 81% nos casos face à dureza das restrições adotadas, inclusive no lockdown, do qual terá os primeiros passos na saída gradual, é referência para os demais países. Em Curitiba uma CMEI foi fechada com casos de Covid no primeiro dia de aulas presenciais, o que leva pelo exemplo a indefinições. No Brasil houve 716 óbitos entre domingo e segunda, totalizando 247.276, e estamos com 10,2 milhões de casos, dos quais mais 30.231 infecções em 24 horas, Curitiba com mais 1.158 casos e 21 mortes.

Pedágio

O Crea entrou no debate sobre o pedágio e defende a tarifa menor e fiscalização mais sistemática das concessões. Ao longo da execução do Projeto de Integração houve várias intervenções do Tribunal de Contas, que como órgão auxiliar do Legislativo pode em relação à experiência acumulada dar o seu recado no tema e ainda há expectativa de que a Agepar afine seu trabalho de fiscalização.

Folclore

Ações da Petrobras derreteram 20% e ontem subiram quase sete pontos. Bovespa perdeu 4,86%, e Arthur Lira, presidente da Câmara, viu no episódio apenas uma bolha histérica, embora com jeito de histórica.