De repente surgem novos candidatos presidenciais como uma espécie de Black Friday: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, pelo PSD, partido do Ratinho Junior; Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta, ex-ministros de Bolsonaro; Simone Tebet pelo MDB, e os que saíram lá na frente, como João Doria e Ciro Gomes e os polarizadores Lula, o ex e o atual presidente. Os alternativos se apresentam como de uma terceira via que ninguém sabe o que é. O eleitor pode reclamar de tudo, menos de falta de opções. É o Black Friday das urnas com seus mistérios nem sempre ponderáveis.

Flexibilização

São Paulo anuncia que abolirá máscaras em locais abertos em 11 de dezembro. Infectologistas e epidemiologistas acham precipitado em função do que se dá na Europa com a quarta onda, que já matou 100 mil na Alemanha. Casos ativos baixam em Curitiba de 1.200 pela primeira vez desde junho de 2020. No país entre terça e quarta 273 óbitos e 12.930 infecções, uma leve subida nas incidências, Curitiba com 2 mortes e 58 casos. A Anvisa, novamente contra a vontade de Bolsonaro, quer vacinação para entrada no país. Remédio preventivo (Regn-Cov2) contra Covid é aprovado pela Anvisa para casos leves e moderados. Uma notícia curiosa: dois jogadores do Bayern, que recusaram a vacina, derem positivo para a doença.

Greve

Belô teve greve de motoristas do transporte coletivo e agora pilotos e comissários da aviação comercial decidem fazer a sua parando por dois dias (50% em cada) e pedem reposição da inflação. Assim começa a segunda-feira e aqui basta Ratinho Júnior dar reajuste, seja qual for, o Fórum dos sindicatos de barnabés pedirá a reposição dos salários congelados.

Vida longa

Mesmo com a pandemia a expectativa de vida do brasileiro cresceu 2 meses para 76 anos e 8 meses entre 2019 e 2020. Já a renda do paranaense comum caiu diante da Covid.

Maior auxílio

Deputados querem auxílio maior e o relator Marcelo Aro defende correção automática mensal e a pendência levou ao adiamento do debate, que se não for aprovado até 7 de dezembro o Auxílio Brasil perde validade. Deputados querem ainda a elevação das faixas de pobreza e extrema pobreza, o que aborrece a turma do Paulo Guedes e empaca a tramitação.

Feirão

Inflação e problemas de logística, especialmente a distribuição complicada, travam descontos para a Black Friday. Órgãos de defesa do consumidor têm ajudado a decifrar os enigmas do feirão de promessas.

Sabatina

Alguns senadores acham que a resistência de Alcolumbre à sabatina de André Mendonça para o STF, nos quatro meses, poderá render votos contra o indicado pelo presidente. Até hoje só houve um caso de rejeição.

Palangana

Um dos problemas do porto de Paranaguá está nas pedras da Palangana, acidente próximo na baía, e agora o TRF4 decidiu regular a dragagem da área.

Ventos

Ventos fortes obrigaram ao cancelamento dos voos de balões nas festas natalinas do Jardim Botânico. Por sinal que havia previsão e alerta da Defesa Civil novamente na região sul para a repetição do fenômeno.

Folclore

No momento em que recebia a medalha do Mérito Legislativo na Câmara Federal, o presidente Bolsonaro ouviu a oposição, aos gritos, chamá-lo de mito e genocida. Aos aliados garantiu que a sua ida ao PL está segura: "o casamento sai".