Já se admite, mesmo no setor mais resistente do governo, a hipótese do auxílio emergencial. E tanto que o ministro Paulo Guedes disse que tal hipótese obrigará a redução de gastos. Esse tipo de raciocínio é apropriado quando se procura manter o teto de gastos. Percebe-se, neste momento, uma forte doutrinação em torno do tema. Uma dessas pregações está no fato de que dos que receberam o auxílio, 69% não encontraram outra fonte de renda para substitui-lo, conforme sondagem do Datafolha. 40% da população solicitou o auxílio e entre os que tiveram acesso, 89% já receberam a última parcela. 38% dos beneficiários declaram ter guardado recursos quando terminassem. A injeção desses recursos melhora a economia, mas coloca em risco a questão do teto de gastos, daí a tensão existente.

Vacina

No mundo já foram vacinados quase 70 milhões, no Brasil, apesar das demoras, já estaria com mais de meio milhão. As altas de casos e mortes, com exceção de cinco estados, caíram, o Paraná, há uma semana, entre eles. No Brasil tivemos 217.712 óbitos (631 entre domingo e segunda) e 8.874.964 casos (28.364 infecções em 24 horas); no Paraná 1.874 casos, 112 mortes em 24 horas; em Curitiba, 591 casos, 14 óbitos. Na migração de doentes, o Paraná recebeu os primeiros de Rondônia e o Norte Pioneiro distribuiu vacinas da Oxford. Ratinho Junior em viagem ao Norte declarou que o Paraná talvez tenha recebido menos 15 a 20% do esperado e que tratou do tema com o ministro da Saúde, que prometeu, se os dados forem confirmados, uma compensação. Da Oxford foram repassadas ao Paraná 86.500 doses.

Sinais

O IPCA-15 de janeiro, conforme o IBGE, chegou a 0,78%, visto como normal ante a alta de 1,06% de dezembro. O ministro da Economia, a despeito desses registros, acredita na melhora.

E mais do que ele, Bolsonaro crê em recuperação de 3,5% em 2021. Um dado fortemente negativo está na queda de 6,91% da arrecadação federal.

Otimismo

Da mesma forma que os dirigentes regionais, o Ministério de Infraestrutura acredita piamente na hipótese de baixar tarifas do pedágio em 67%, mas não é o que a realidade indica em que pese a finalização próxima das concessões. Pressões legislativas nesse sentido persistem por obra e arte da bancada pela baixa das tarifas no legislativo.

A curva

A tragédia de Guaratuba, com 19 mortos e mais de 30 feridos, se deu na emblemática e sinistra curva da Santa, um dos pontos de incidência de mais acidentes na BR-376.

PDV na telecom

A Sercomtel precisa ser enxugada na perspectiva dos seus novos dirigentes e acredita no sucesso de um plano de demissão voluntária atingindo 50% dos seus servidores. Investe R$ 25 milhões no projeto.

Folclore

Furar fila, notadamente de vacina, é marca do caráter nacional. Basta haver fila para haver furo.