Seria bom que outras secretarias fizessem como a de Segurança paulista, que confessou haver uma defasagem de 16 mil nos seus quadros funcionais, daí a impotência para agir diante de uma escalada nunca vista de roubos, assaltos e sequestros. Mas é preciso corrigir as coisas e agir.

Comida sobe

Crescem as reflexões sobre a reforma tributária antes da sua tramitação no Senado: uma delas é o inevitável aumento da comida com a criação de imposto estadual e afetar o custo do transporte, itens industriais entre seus efeitos. Essa contribuição, inserida no texto à última hora, nega na prática a intenção de zerar a taxação sobre a cesta básica. Pelo jeito essa etapa será a do raciocínio depois de tanto tempo de oba-oba e auê.

Jaboti no Carf

Mexidas já nos descontos de tempo no funcionamento do Carf, órgão de julgamento em última instância de questões tributárias, podem afetar a arrecadação que o governo espera conquistar com as novas regras e a volta do voto de qualidade.

Ciclone e furacão

O ciclone extratropical também nos pegou menos que Santa Catarina e Rio Grande, onde houve vendaval de 160 km/h e muitas árvores caídas, casas destelhadas, fiação elétrica rompida e famílias desabrigadas. E o furacão? Teve domínio de bola no primeiro tempo, descuidou-se e perdeu pela contagem que precisava para continuar na Copa Brasil.

Conflito

Ratinho Junior mantém centenas de colégios cívico-militares, mantém a privatização da Copel e consequentemente está em aberto conflito com Lula, que coloca no caso a função ideológica. Tem mais: incorpora à rede estadual a dezena de colégios cívico-militares federais. No caso da Copel há a bronca do BNDES, filiada Bndes-Par é maior sócio da estatal paranaense. Imaginou se tira o time de campo?

Confirma pela metade

Na Polícia Federal Bolsonaro confirmou reunião com Do Val, mas nega que tenha versado sobre golpe.

Isenção contestada

O varejo brazuca está temendo que a isenção de US$ 50 crie problemas pela falta de competitividade do mercado interno. A medida entra em vigor em 1º de agosto, o mês dos desgostos.

Genial

Sobre Milan Kundera, uma sacada genial de Sérgio Rodrigues: ao prever “tempo de surdez” global, Kundera foi profeta das redes sociais.

Clima e União Europeia

Parlamento Europeu prevê reabilitar ao menos 20% dos ecossistemas europeus degradados até 2030. Aprovou também plano com metas de preservação de espécies.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA