Decisões paulistas no ajuste à pandemia tendem a ser referenciais não só pela condição de maior economia e centro urbano mas ainda por representar nossa vanguarda técnica e científica. Havia uma grande expectativa na decisão quanto à retomada das aulas e ficou decidido que isso se dará em outubro. Havia um setor que defendia esse retorno já para setembro, quando as avaliações alusivas ao número da população na chamada fase amarela chegassem a 80% do estado.

Variáveis que pesavam nessa decisão envolvem cálculos que consideram dados da saúde, da educação e demandas políticas. Havia o axioma de que as escolas poderiam reabrir quando 80% da população estivesse por 28 dias na fase amarela. Percebe-se que há dificuldades para a precisão como se vê mesmo em Londrina com o Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), que emitiu nesta semana comunicado à prefeitura no qual não recomenda a abertura de praças de alimentação (shoppings, galerias), academias, templos religiosos. No alerta há ainda a observação adicional de que se os indicadores persistirem na mesma direção é possível que medidas mais rígidas sejam impostas na semana seguinte.

Inflação

O registro de 0,36% em julho, o mais alto dos últimos quatro anos, bem superior ao 0,26% de junho, pelo IBGE, é uma indicação preocupante. Aliás, Curitiba, depois de 22 anos, passou a figurar como a detentora da cesta básica mais cara das capitais.

Pandemia

Nesta semana chegaremos aos 3 milhões de casos da Covid-19 (54.801 entre quarta e quinta) e os 100 mil mortos (1.226 em 24 horas). O Paraná tem 86.303 diagnósticos positivos e 2.2 mil mortes.

Impasse

Segue a greve da Renault enquanto a direção da empresa tenta reverter a decisão trabalhista que mandou reintegrar os 747 trabalhadores demitidos. A decisão agradou à categoria, mas a greve se torna imperiosa para manter a arregimentação.

Pais

O comércio está apostando num bom movimento do dia dos país e esse é um dos fatores das pressões sobre prefeitos para que a flexibilização recupere parte dos prejuízos acumulados. E aí há o risco de maior desenvoltura da infecção, como sempre acontece.

Fichário

A interpelação do STF ao Ministério da Justiça sobre fichário de adversários do governo é um caso de exercício radical da democracia, pois isso sempre existiu no monitoramento de agentes políticos e em especial pelos de cunho ideológico e sempre se constituiu num dos fatores de possível contenção desses políticos. A questão teve continuidade na sexta-feira (7) no ministério entre o titular da pasta senadores e deputados. Pressão pela democracia é mais forte que fichário, o que não significa que ele não tenha importância.

Folclore

O pai de Requião, o vereador Walace Tadeu de Mello e Silva, quando prefeito da capital, numa dividida com os camaristas, chamou-os de "papagaios de bico de ouro".