O prefeito do Rio de Janeiro automultou-se por haver permanecido num bar sem máscara. Agora políticos de oposição querem ir ao STF para obrigarem Bolsonaro a deixar de andar sem máscara e provocando aglomerações e inclusive impelido a pagar multas. Como se vê, sobram os maus exemplos num momento em que o Exército dá a lição correta ao abrir procedimento contra o general Eduardo Pazuello, que apareceu em reunião política do presidente. O vice Hamilton Mourão havia previsto o desfecho.

As instituições estão sendo severamente testadas. Não é razoável a necessidade de ir ao STF para levar o caso do desembargador, na baixada santista, que desmoralizou o guarda municipal, daí a correção de o Tribunal de Justiça ocupar-se do caso como seria normal que as prefeituras se incumbissem de fazê-lo com o presidente, embora o peso da cultura em torno de hierarquias. A situação do ex ministro da Saúde e a forma como foi enquadrado mostram diferentes visões de ordenamento legal.

No vermelho

Curitiba entra hoje no vermelho em função do descontrole da pandemia e a precariedade das medidas adotadas para contê-la. Autoridades sanitárias não viram outra saída que não a do rigor preventivo com as habituais reações de comerciantes. A coação é indispensável, apesar de as multas por quebra do distanciamento chegarem a R$ 12 milhões e até agora a autoridade ter recebido apenas uma de R$ 550. Por essa e outras razões é que o lockdown mais parece "meia boca".

Força-tarefa

A Polícia Federal colocou em ação uma força tarefa para ocupar-se da investigação aprofundada no tráfico de cocaína no Porto de Paranaguá em função das sucessivas descobertas pela Receita Federal de toneladas de droga em contêineres no terminal. É visível que se o tráfico sofre essas perdas é porque acredita na continuidade das suas operações, o que faz do esquema um trato de normalidade inaceitável.

Reversão

Eduardo Cunha obteve o acesso parcial pelo STF a mensagens dos hackers da Lava Jato. Não será uma surpresa que figuras como ele acabem processando o Estado, a despeito do que foi acumulado em denúncias. A beatificação de Lula é parte disso, bem brazuca.

Inflação

A previsão inflacionária para maio é de 0,44%, a mais alta para o mês em cinco anos. Pior de novo para os pobres, para quem ela sai bem mais alta. Já aqueles com poder de consumo- sete entre dez- adiam compras pela questão sanitária (50%) ou perda de renda (38%), conforme estudo recente da FGV.

Folclore

Ministério Público entrou com ação civil pública para obrigar a Econorte a suspender cobrança do pedágio nas praças por não ter realizado obras de melhorias nas rodovias. A pressão fortalece a causa dos futuros contratos.